![](https://s2-g1.glbimg.com/3TcxQBdbrbu4zUXWcbFSrOGKeFM=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/m/g/MTy5hhSdAnw3Dl6czPXQ/bau-refresca-calor-020924-frame-4573.jpeg)
Segundo o Inmet, o inverno de 2024 foi um dos mais quentes dos últimos 60 anos. Na avenida Getúlio Vargas, em Bauru (SP), comerciantes aproveitam para lucrar com venda de sorvetes e bebidas geladas. Veranico movimenta setores de sorveterias, lojas de açaí e água de coco no interior de SP
O inverno de 2024 foi um dos mais quentes dos últimos 60 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas, que atingiram médias superiores a 23°C são convidativas para setores que, normalmente, são mais desfavorecidos nesta época do ano, como o de sorvetes e bebidas geladas.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Com a chegada da primavera, que teve início na segunda-feira (24), o cenário não deve mudar. A Defesa Civil emitiu um alerta de altas temperaturas para o centro-oeste paulista e para o interior de SP em geral.
Segundo o órgão, as temperaturas devem ficar na faixa dos 39° C, com Umidade Relativa do Ar (URA) abaixo dos 20%.
Altas temperaturas aquecem comércio de sorvetes e bebidas geladas em Bauru
TV TEM/Reprodução
Na avenida Getúlio Vargas, ponto conhecido para a prática de atividades físicas em Bauru (SP), muitos comerciantes se beneficiam com a venda de produtos que são mais comuns em dias quentes.
A empreendedora Michele Soares Silva viu o movimento em sua barraca de açaí, que fica na avenida, aumentar nas últimas semanas.
“Teve o frio intercalado com o calor, que me ajudou bastante com as vendas. Neste ano vendemos bem mais que no ano passado”, conta a empreendedora.
Altas temperaturas aquecem comércio de sorvetes e bebidas geladas em Bauru
TV TEM/Reprodução
Já no carrinho de água de coco da comerciante Letícia Nery, o aumento foi de mais de 70% apenas nos finais de semanas, quando a população chega a formar fila para comprar a bebida.
“O consumo por conta da seca aumentou muito nesta época do ano. O aumento foi de mais de 70% e nós chegamos a vender mais de 400 cocos apenas no domingo”, conta.
Altas temperaturas aquecem comércio de sorvetes e bebidas geladas em Bauru
TV TEM/Reprodução
Nada fora do comum
Embora essa pareça uma situação atípica, o calor é comum na região durante o inverno, segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp de Bauru.
Ele explica que o frio na região depende de massas de ar frio. Como neste ano essas massas já se dissiparam, o calor prevalece.
“A temperatura aumentou porque ela (a massa de ar frio) se dissipou. Como não veio outra nem a chuva, então a temperatura tende mesmo a crescer bastante”, disse o meteorologista.
Porém, segundo boletim divulgado pelo IPMet, a temperatura deve seguir alta até esta até quinta-feira (26) pois a aproximação e passagem de uma nova frente fria ocasiona formação de nebulosidade na sexta-feira (27), com ocorrências de chuvas isoladas sobre o estado de São Paulo.
Estado de São Paulo tem previsão de altas temperaturas para a semana
IPMet/Unesp
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: