
Uma cena inusitada marcou o fim da noite desta segunda-feira (23) em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Um avião caça vindo da Suécia chegou ao Brasil de navio e uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) o transportou por terra ao aeroporto da cidade.

Novo caça da FAB chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira (23) – Foto: Divulgação/FAB
A aeronave F-39 Gripen de matrícula 4108 foi transportada a partir de Norrköping, na Suécia, em uma viagem de cerca de 20 dias. As fotos da FAB mostram como o avião chegou.
No Aeroporto Internacional de Navegantes serão realizados os procedimentos técnicos necessários que permitirão a decolagem rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN). O caça deve decolar até o final da semana, a depender das condições climáticas.
O vídeo de Leandro LS mostra todo o trajeto da Via Portuária até o hangar onde a aeronave ficará enquanto estiver em terras catarinenses.
Sobre o caça da FAB
Esta não é a primeira vez que uma megaoperação como esta é feita em Navegantes. O caça recém-chegado é o oitavo de uma encomenda de 36 aeronaves adquiridas pela FAB.
Megaoperação que fechou ruas da cidade foi feita para o transporte do caça da FAB – Vídeo: Divulgação/FAB
Reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, o F-39 Gripen possui tecnologias de ponta, incluindo os mais modernos sistemas, sensores e armas para a operação em ambientes hostis e em cenários de combate complexos.
De acordo com a FAB, a aeronave consegue cumprir missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento. O caça atua com vários tipos de armamento, tanto com capacidade ar-ar, como ar-solo, sendo capaz de voar a duas vezes a velocidade do som em uma altitude máxima de 16 mil metros.