
Todos os astrônomos e amantes do céu estão em contagem regressiva pela passagem do “cometa do século”. Intitulado como cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), ele será visível a olho nu em datas específicas, marcando um espetáculo único no céu noturno, segundo a Nasa.

O cometa do século será visível entre setembro e outubro – Foto: Canva/Divulgação/ND
A visibilidade do cometa será melhor entre 18 de setembro e 12 de outubro de 2024, com destaque para os dias 10 a 12 de outubro, quando ele estará mais próximo da Terra.
Durante esse período, o C/2023 A3 exibirá uma cauda brilhante composta de partículas de poeira e gelo, resultante da aproximação com o Sol. Veja as principais datas e locais de observação:
- 18 a 26 de setembro: o cometa será visível no Hemisfério Sul, próximo ao horizonte Leste, na constelação de Sextans;
- 27 de setembro a 2 de outubro: o cometa do século alcançará o periélio, ponto mais próximo do Sol, e será visível nas constelações de Sextans e Leão;
- 10 a 12 de setembro: melhor período para observação a olho nu no Hemisfério Norte, próximo à constelação de Virgo;
- 15 a 31 de outubro: cometa se afastará do Sol e será visível com auxílio de binóculos e telescópios.

Confira as principais datas e locais de observação do cometa do século – Foto: Canva/Divulgação/ND
Por que o cometa do século é especial?
Com previsão de um brilho superior ao cometa NEOWISE de 2020, o C/2023 A3 promete ser um dos objetos mais brilhantes no céu, possivelmente visível até mesmo nas cidades com poluição luminosa moderada.
O fenômeno ocorre devido à liberação de gás e poeira à medida que o cometa se aquece ao se aproximar do Sol, formando sua icônica cauda luminosa.

O fenômeno ocorre devido à liberação de gás e poeira à medida que o cometa se aquece ao se aproximar do Sol – Foto: Canva/Divulgação/ND