
O diabetes é um problema de saúde extremamente comum entre a população. Dados do IDF (International Diabetes Federation) mostram que uma, em cada dez pessoas no mundo vive com a condição. Apesar do acompanhamento médico ser fundamental, existem alguns alimentos que podem ajudar a controlar a glicose no sangue, entre eles, o espinafre.

Consumir espinafre diminui o açúcar do sangue – Foto: Unsplash/ND
Estudo publicado no Journal of Medicinal Food demonstrou que o vegetal está associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Isso porque ele contém magnésio, um mineral que desempenha um papel crucial na regulação do metabolismo da glicose e na ação da insulina, e sua ausência no organismo é associada à doença.

Consumo regular de espinafre gera vários benefícios para a saúde – Foto: Unsplash/Divulgação/ND
Eficácia comprovada para controlar a glicose
As fibras alimentares presentes no espinafre ajudam a retardar a absorção de glicose pelo intestino, evitando picos de açúcar no sangue. Além disso, o consumo adequado de fibras está associado a uma melhor sensibilidade à insulina.
Outra característica do espinafre são os compostos bioativos, como ácido alfa-lipóico, que têm propriedades antioxidantes e podem melhorar a sensibilidade à insulina.
Estudos sugerem que o ácido alfa-lipóico pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue e combater o estresse oxidativo, que é elevado em pessoas com diabetes.