![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/flamengo-atacante-carlinhos-racismo-injuria-racial-2024.jpg)
O atacante Carlinhos, do Flamengo, alega ter sido vítima de racismo durante a partida contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS), neste domingo (22).
![Carlinhos olha para o alto durante jogo do Flamengo no Campeonato Brasileiro Carlinhos olha para o alto durante jogo do Flamengo no Campeonato Brasileiro](https://static.ndmais.com.br/2024/09/flamengo-atacante-carlinhos-racismo-injuria-racial-2024-800x533.jpg)
Carlinhos alega ter sido vítima de racismo da torcida do Grêmio – Foto: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/ND
O jogador rubro-negro foi expulso no segundo tempo e, ao sair de campo, o atacante irritado com a decisão do árbitro deu um soco na cabine do VAR.
Depois disso, ao se direcionar ao vestiário Carlinho afirmou ouvir imitações de macaco e frases como “macaquinho” por parte da torcida do Grêmio.
O que diz o Grêmio sobre suposto caso de racismo com Carlinhos
Em nota emitida na manhã desta segunda-feira (23), o Grêmio comunicou que após a repercussão da situação buscou elucidar os fatos do suposto caso de racismo com Carlinhos.
“O Grêmio identificou o torcedor responsável pelo que foi dito ao jogador do Flamengo. Indagado pelo clube, disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado”, alegou o clube.
Nas redes sociais, torcedores do Grêmio, em referência ao vídeo divulgado pelo jornal Lance, comentaram na última publicação do clube reforçando que é dito “tá bravinho” ao invés de “macaquinho” e reclamaram do suposto caso de racismo com Carlinhos.
No vídeo gravado, é possível ver o momento em que o jogador está andando pelo túnel do vestiário e é atacado verbalmente por torcedores.
O que diz o Flamengo sobre suposto caso de racismo com Carlinhos?
Após o fim da partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou com o resultado de 3 a 2 para o Grêmio, o atacante prontamente relatou o ocorrido à comissão técnica do Flamengo.
Ainda neste domingo (22), o clube carioca denunciou a alegação de racismo, demonstrou apoio a Carlinhos e cobrou um posicionamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Grêmio sobre o caso.
A análise do caso pelo time rubro-negro se baseou no vídeo publicado pelo Lance e posteriormente afirmou em nota oficial: “O jogador diz ter escutado imitações de macaco e ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”.