![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cacau.jpg)
O fruto que dá origem ao chocolate, queridinho por muita gente, também esconde diversos benefícios para a saúde, desde que seja consumido da maneira correta. Segundo a médica Aviv Joshua, especialista em diabetes e obesidade, o cacau ajuda no metabolismo, saúde do cérebro e coração, e ainda combate ao estresse, ansiedade e depressão.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cacau-800x533.jpg)
Cacau cru faz bem para a saúde – Foto: Reprodução/GettyImages/ND
O cacau mais saudável é o verdadeiro, ou seja, o cacau não processado. São grãos que não passaram pelo processo de fermentação e torra e, em vez disso, são prensados a frio. Como resultado, o cacau cru retém todos os nutrientes, vitaminas e minerais.
Aqueles que têm teor de cacau entre 70 e 80%, sem sem açúcar, leite em pó ou sabores artificiais. possuem riqueza de antioxidantes, magnésio, ferro, fibras e vitamina C.
As propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias do grão retardam os processos de envelhecimento prematuro, tanto do corpo como da mente, e assim reduzem o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.
O alto teor de magnésio confere ao cacau propriedades que apoiam o sistema nervoso. Ou seja, ingerir a bebida regularmente ajudará a acalmar os sintomas de alto estresse e combater a insônia.
![Xícara Cacau pode ser consumido como bebida quente](https://static.ndmais.com.br/2024/07/cha-de-cacau-800x534.jpg)
Grão pode ser consumido como bebida quente – Foto: Freepik/ND
Assim como vai melhorar a memória e a concentração, tornando mais fácil aprender coisas novas. As substâncias ativas também aumentam os hormônios da felicidade, o que também melhorará o seu humor e reduzirá a chance de ansiedade ou depressão.
O verdadeiro cacau amargo ainda tem propriedades que ajudam a baixar a pressão arterial e, ao mesmo tempo, garantem a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Desta forma, protege contra o desenvolvimento de, entre outros: insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Como consumir o cacau de maneira correta?
Desde que seja o cacau amargo, você pode beber todos os dias. Entre 1 a 2 colheres de chá são suficientes.
Lembre-se de que o cacau contém cafeína, que se consumido em grandes quantidades pode perturbar o ritmo circadiano e o sono adequado. Além disso, o produto consumido em porções maiores pode causar problemas digestivos e dores de cabeça.
O horário ideal é consumir o produto pela manhã ou no início da tarde. A bebida é rica em teobromina, que tem efeito estimulante, dando energia e melhorando a concentração.
Você pode prepará-lo como água ou leite quente, ou ainda preparar bolos, biscoitos, panquecas e vitaminas. Uma boa opção é colocar o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente ou com outras frutas.