Um novo esporte que se popularizou entre crianças da Europa, mas principalmente entre as meninas, tem surpreendido os internautas. É o “Hobby horsing”, uma espécie de hipismo vegano, onde as amazonas são também os cavalos.
Os animais são trocados por um pedaço de madeira, com uma imitação de uma cabeça de cavalo na ponta. Na disputa, os competidores mostram habilidades em adestramento, salto de tempo, estilo e corridas.
Apesar de ser popular entre as crianças, já tem adeptos adolescentes e adultos. Aliás, o esporte não é brincadeira e tem até livro oficial de regras, com competições oficiais.
A corrida de cavalos ‘fake’ surgiu na Finlândia, onde há campeonatos nacionais que imitam a estrutura das competições equestres, com provas de dressage e de saltos de obstáculos, mas com um cavalo de brinquedo.
A modalidade ultrapassou fronteiras e também ganhou campeonatos e comitê oficial na Alemanha, onde foi realizado um campeonato no último fim de semana (veja o vídeo ao final da matéria).
No Brasil, a adesão à modalidade ainda é tímida, apesar de já existirem ateliês especializados na venda dos cavalos de brinquedo.
Para o secretário-geral da Federação Equestre da Finlândia, Fred Sundwall, o Hobby horsing dá às crianças e adolescentes que não têm cavalos uma “oportunidade” de “interagirem com eles fora dos estábulos e das escolas de equitação”.