![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/interna2-besouro-hercules-1.jpg)
O ditado famoso “tamanhão não é documento” se encaixa perfeitamente para o berouso-Hércules. O inseto de apenas 17 centímetros é considerado um dos animais mais fortes do mundo e por conta disso, seu nome faz referência ao Hércules, semideus da mitologia grega, famoso por suas superforça.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/interna2-besouro-hercules-1-800x533.jpg)
Besouro de apenas 17 centímetros é um dos animais mais fortes do mundo – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Conheça o besouro-Hércules, um dos animais mais fortes do mundo
Integrante da família dos escaravelhos, ou Scarabaeidae, o besouro-Hércules é considerado um verdadeiro gigante entre os insetos, podendo alcançar cerca de 17 centímetros de comprimento.
Mas antes de se tornar um besourão para lá de imponente, o Dynastes Hércules precisa enfrentar um longo processo de metamorfose que pode durar até 21 meses. Para se ter ideia, o estágio mais demorado da transformação leva 465 dias.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/interna1-bichos-colecoes-rr-10-800x533.jpg)
Ele consegue levantar 850 vezes o próprio peso – Foto: Renato Rodrigues/Comunicação Butantan
Sua alimentação é diferente na fase imatura, principalmente no período larval, quando prefere madeira de árvores caídas. Já no estágio de pupa, o inseto não se alimenta e fica apenas fazendo a metamorfose.
O besouro-Hércules desempenha um papel importante para a manutenção dos ecossistemas tropicais, contribuindo para a fertilidade do solo, dentre muitas outras coisas.
Essa espécie de besouro pode ser encontrada na América do Sul, em países como Peru, Brasil e no Equador.