![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/baleia-russa-espia.jpg)
Uma suposta baleia espiã russa foi encontrada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega. A beluga foi vista pela primeira vez no ano de 2019, próximo do território norueguês com uma espécie de coleira com a inscrição “St. Petersburg”, o que indicaria uma relação com Moscou.
![Baleia beluga Famosa baleia espiã russa da espécie beluga](https://static.ndmais.com.br/2024/09/baleia-russa-espia-800x600.jpg)
Baleia da espécie beluga ficou conhecida como uma suposta espiã russa – Foto: AFP/Diretoria Norueguesa de Pesca/Jorgen Ree Wig
Baleia espiã russa?
O equipamento tinha um suporte que poderia ser usado para prender uma câmera subaquática, o que levantou a suspeita de que se tratasse de uma “baleia espiã”. O equipamento gerou a suspeita de que a baleia havia sido treinada pela Marinha Russa para espionar outros países.
Apelidada de Hvaldimir, uma mistura do nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a palavra baleia em norueguês, o boato de que a baleia tenha sido treinada para espionar nunca foi confirmado ou negado pelas autoridades de Moscou.
Baleia gostava de interagir com pescadores – Vídeo: @nexta_tv
Fato é que a baleia foi encontrada morta perto da baía de Risavika. As causas da morte suposta baleia espiã russa ainda são desconhecidas. De acordo com a ONG Marine Mind, não foram detectadas feridas visíveis no cadáver do animal.