O Procon de Florianópolis está realizando uma operação de fiscalização e orientação no Aeroporto de Florianópolis nesta segunda-feira (12). A ação ocorre após o fechamento temporário do local devido aos problemas técnicos com uma aeronave na pista de pouso.
O objetivo, segundo o Procon, é orientar os consumidores sobre os seus direitos e fiscalizar as ações realizadas pelas empresas. Devido ao fechamento, voos foram cancelados, o que exige determinadas ações das companhias aéreas, conforme as normas estabelecidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Garantir que o consumidor não tenha um prejuízo maior do que já está tendo. O consumidor já está sendo prejudicado mas sem a vontade de alguém, é uma questão esporádica e sem culpa das empresas. Mas é papel das empresas dar assistência ao consumidor, independente de culpa”, afirma Alexandre Farias Luz, diretor do Procon em Florianópolis.
A resolução 400/2016 da Anac determina que as companhias aéreas comuniquem os passageiros sobre atrasos, cancelamentos e interrupção do serviço imediatamente.
Além disso, a comunicação com o cliente deve ser feita a cada 30 minutos, sobre a situação dos voos em atraso. A companhia também deve garantir assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera no aeroporto, conforme regras a seguir:
- A partir de 1 hora: direito à comunicação (internet, telefone etc);
- A partir de 2 horas: direito à alimentação (voucher, refeição, lanche etc);
- A partir de 4 horas: direito a serviço de hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto), transporte de ida e volta ao local da hospedagem, reacomodação em outro voo, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte.
O auxílio material é aplicável somente para passageiros no Brasil, tanto para os aqueles que aguardam no terminal, quanto aos que estejam a bordo da aeronave, com portas abertas.
Cabe ao cliente decidir qual opção é mais interessante para ele. Segundo a Anac, a reacomodação é gratuita e deve ocorrer em voo próprio, ou de outra empresa aérea, em data e horário mais próximos do voo original.
Se a alternativa não for interessante para passageiro, ele pode optar por um outro voo, em data e horário de sua conveniência, porém somente da própria empresa aérea e dentro do prazo de validade restante da passagem.
Além disso, o Procon vai notificar as companhias aéreas, solicitando explicações sobre o ocorrido, visando assegurar o cumprimento das normas. As empresas terão cinco dias para responder o ofício.
O órgão ainda aconselha que, em caso de alguma irregularidade ou descumprimento das normas, os consumidores podem acionar o órgão para registrar as reclamações e buscar seus direitos.
O fechamento do Aeroporto de Florianópolis
O Aeroporto de Florianópolis amanheceu fechado nesta segunda-feira (12), após a aeronave que fazia o voo AD 4225 (CNF-FLN) apresentar problemas durante aterrisagem, ainda na madrugada.
O incidente foi registrado por volta das 2h, quando o avião (Embraer 195-E2) da Azul teve os pneus furados durante o pouso. A aeronave continua sobre a pista e, por isso, o terminal está fechado para pousos e decolagens. Conforme a Azul, “danos nos pneus impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios”.
Segundo nota publicada pela Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal, não há previsão de reabertura.
“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que 54 (cinquenta e quatro) voos foram cancelados pelo fechamento da pista 14/32 para pousos e decolagens. Não há previsão de reabertura. A concessionária trabalha apoiando a Azul para a liberação da pista o mais breve possível.