‘Brasileirinho’ de Botucatu disputa campeonato nacional no Dia Mundial do Hambúrguer: ‘Estou bem confiante’, diz criador


Lanche, que já foi segundo colocado em concurso estadual, deve representar o centro-oeste paulista entre outras 40 hamburguerias do país em competição realizada em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28). Hamburgueria de Botucatu (SP) recebe reconhecimento nacional em competição: ‘Grande honra’, diz proprietário
Matheus Moreira/Arquivo pessoal
Depois de conquistar o segundo lugar em uma competição estadual e receber elogios de chefs renomados, um hambúrguer criado em Botucatu (SP) vai disputar uma competição nacional nesta quarta-feira (28), data em que se comemora o Dia Mundial do Hambúrguer.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A competição é organizada pela Chefs Brasil e ocorre durante uma feira de exposição do setor alimentício em São Paulo (SP).
A receita que representará Botucatu é o “Brasileirinho”, um hambúrguer criado por Matheus Moreira, proprietário de uma hamburgueria e apaixonado por gastronomia.
O lanche é composto por carne suína frita no azeite, mostarda dijon artesanal, hambúrguer com blend especial, queijo coalho selado na chapa, maionese de alho assado, abacaxi caramelizado no melaço de cana e parmesão ralado para finalizar.
Em entrevista ao g1, Matheus explicou que a criação foi inicialmente pensada apenas para a competição, mas acabou se tornando o carro-chefe da casa.
“Ele explodiu de venda. Aí eu falei: ‘Vou deixar por uns 30 dias e em quantidade limitada, porque dá muito trabalho fazer’. Meu método de trabalho aqui é mais voltado para fast food, cozinha rápida. Mas não consigo tirar do cardápio, porque a procura só aumenta”, conta.
Segundo ele, são vendidas mais de 500 unidades do “Brasileirinho” por semana, com pico de vendas aos fins de semana.
“Estou bem confiante. Tive coragem de explorar. Todos os competidores costumam levar o básico: carne, cheddar, bacon, o hambúrguer tradicional. Eu sempre gostei muito de queijo coalho. Criamos essa receita com abacaxi e melaço de cana, e deu super certo. A gente se arriscou. Poderíamos ter feito o básico, mas decidimos ir além”, afirma o criador.
Hamburgueria de Botucatu (SP) recebe reconhecimento nacional em competição: ‘Grande honra’, diz proprietário
Matheus Moreira/Arquivo pessoal
Paixão pela cozinha
Matheus contou que já trabalhou em diversos lugares desde os 14 anos, mas foi dentro do empreendedorismo e da cozinha que se encontrou.
“Sou completamente apaixonado pela gastronomia em geral e, principalmente, por hambúrgueres. Eles sempre foram a minha paixão, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de empreender e, quando ela surgiu, decidi transformar esse amor em profissão”, conta.
O negócio surgiu em 2020 e, em pouco tempo, conquistou um grande público em Botucatu, onde chegou a mudar de ponto comercial duas vezes. Nessa época, no entanto, o crescimento acelerado não conseguiu ser controlado por Matheus e, em 2022, o restaurante precisou ser fechado.
O proprietário relatou que tinha experiência com a cozinha e os hambúrgueres, mas, infelizmente, a falta de vivência em gestão empresarial impactou o negócio. “Fechei com o sentimento de que, um dia, iria voltar ainda melhor”, relembra.
Com mais experiência e estudos, o estabelecimento retornou em setembro de 2024, com a missão de entregar sabor para além do interior.
Hamburgueria de Botucatu (SP) recebe reconhecimento nacional em competição: ‘Grande honra’, diz proprietário
Matheus Moreira/Arquivo pessoal
Dia Mundial do Hambúrguer
Não há um marco oficial para a criação do Dia Mundial do Hambúrguer, mas a data é bastante celebrada nos Estados Unidos, onde redes de fast food aproveitam para fazer promoções e impulsionar as vendas. A comemoração acontece no dia 28 de maio e homenageia o sanduíche mais famoso dos países da América do Norte.
Apesar da fama norte-americana, o hambúrguer tem uma origem bem distante das lanchonetes modernas. Tudo começou na Alemanha, ainda na época das Cruzadas, quando a carne, muito dura, era colocada sob a sela dos cavalos durante longas viagens.
Hambúrguer: saiba como e onde foi criada essa delícia que caiu no gosto do mundo
O movimento e o calor amaciavam a peça, dando origem a uma versão rudimentar de carne moída. Mais tarde, esse bife hamburguês chegou aos Estados Unidos, com os imigrantes, e começou a ganhar forma.
Foi em solo americano que o pão entrou em cena, tornando o hambúrguer prático e perfeito para o ritmo acelerado dos trabalhadores. O sucesso foi tanto que, em 1921, nasceu a primeira rede de fast food do mundo, a White Castle, marcando o início da cultura do hambúrguer como conhecemos hoje.
No Brasil, a receita desembarcou em 1952 no Rio de Janeiro (RJ), dando início a uma paixão nacional que cresce dia após dia, com milhares de lanchonetes especializadas espalhadas pelo país.
Confira outros destaques do g1 no vídeo abaixo:
g1 em 1 minuto: tatuador rifa pintura de Ayrton Senna para ajudar esposa com câncer
Tatuador rifa pintura realista de Ayrton Senna para ajudar nos custos de cuidados paliativos da esposa com câncer: ‘Nunca desistir’
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.