Prefeitura de Jundiaí faz reunião de emergência para discutir soluções para atendimento de casos de síndromes respiratórias


Leitos do Hospital Universitário (HU) e do São Vicente de Paulo estão lotados. Principais alvos de síndromes respiratórias são crianças até dois anos e idosos. Hospitais de Jundiaí enfrentam superlotação após casos de doenças respiratórias
A Prefeitura de Jundiaí (SP) realizou uma reunião de emergência com hospitais municipais e particulares da cidade, nesta segunda-feira (27), para discutir um plano de contingência devido aos diversos casos de síndromes respiratórias registrados no município nas últimas semanas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a pasta, a reunião técnica com representantes de hospitais públicos e particulares aconteceu no Paço Municipal e foi conduzida pela gestora de Promoção da Saúde, Márcia Facci, que destacou a gravidade da situação, que está afetando, principalmente, crianças e idosos.
A discussão buscou encontrar soluções para administrar a situação dos leitos do Hospital Universitário (HU) e do São Vicente de Paulo, que atualmente estão lotados.
Hospital público sofre com lotação e opera acima da capacidade em Jundiaí
Desde o início do ano, Jundiaí registrou 362 notificações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O vírus que mais tem afetado crianças até dois anos é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Além dele, a Covid-19 e a Influenza A também estão circulando, deixando idosos em quadros mais graves de saúde, exigindo períodos mais longos de internação. De acordo com a apuração da TV TEM, dos 362 casos, 118 são de crianças e 64 de idosos.
Novas ações
A reunião determinou algumas ações que já estão sendo realizadas pela prefeitura, como a preparação da rede de saúde para atendimento dos casos graves e o atendimento de casos mais leves em UBS’s e Clínicas da Família.
A prefeitura recomenda que a população esteja atenta ao cronograma de vacinação, para evitar o agravamento de sintomas de síndromes respiratórias. Toda a população a partir de crianças de seis meses já pode se vacinar contra a gripe na cidade. A dose está disponível em todos as UBS’s e Clínicas da Família durante a semana.
Já as doses de vacinas contra a Covid -19 são destinadas a crianças a partir de seis meses até onze anos, e para a população que pertence ao grupo prioritário.
Prefeitura de Jundiaí (SP) realizou reunião de emergência com representantes de hospitais da cidade
Prefeitura de Jundiaí/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.