Onda de frio vai chegar ao Amazonas? Entenda o que muda com a queda de temperatura no país


De acordo com os meteorologistas do órgão, a formação de uma frente fria deve derrubar as temperaturas em boa parte do país. Município de Pauini durante onda de ar frio no Amazonas em 2022
Reprodução
A primeira grande onda de frio mais intenso do ano deve atingir a região Sul do Amazonas a partir desta terça-feira (27), segundo o Climatempo. De acordo com os meteorologistas do órgão, a formação de uma frente fria deve derrubar as temperaturas em boa parte do país.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
🔎 O monitoramento revela que essa massa de ar frio tem características continentais, o que indica que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano. Normalmente as massas de ar frio que chegam ao Brasil passam mais tempo sobre o oceano e isso enfraquece o poder de resfriamento.
No Amazonas, devem registrar quedas nas temperaturas os municípios ao Sul do estado, como Lábrea, Apuí e Eirunepé.
🥶Para entender os fatores que contribuem com o frio em uma região tipicamente de calor como o Amazonas, o g1 conversou a meteorologista Andrea Ramos.
A especialista destaca que essa ‘friagem’ é um fenômeno que já acontece na região amazônica, principalmente entre os meses de junho e julho, quando o inverno na parte central do país influencia partes do Amazonas, no entanto deve atingir apenas o sul do estado.
“Já aconteceu alguns anos atrás, mas é raro chegar do centro até o norte do estado. Geralmente ela fica ali no sul proporcionando esse declínio de temperatura”,explicou a meteorologista.
Frente fria vai atingir o Norte? Veja o que dizem os meteorologistas
➡️A friagem é caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada que acontece na parte Norte do Brasil, provocada pela passagem de ar frio de origem polar e não pelo excesso de nebulosidade ou tempo chuvoso.
Andrea cita que o fenômeno se torna mais curioso ao lembrar que o Norte do país não tem estações muto bem definidas: existe o período mais chuvoso e menos chuvoso. Quando chove, as temperaturas tendem a ficar mais baixas, independente da ação da massar de ar frio.
🏜️ EXTREMOS: Amazonas registra 21,6 mil queimadas em 2024 e tem o pior índice em 26 anos, aponta Inpe
Realidade alterada ❄️
Onda de frio deve atingir o Sul do Amazonas
Divulgação
A bióloga e professora Eva Vivian é moradora do município de Eirunepé e destacou que essas ondas de ar frio já são esperadas pelos habitantes do município, mas que não deixa de impactar a realidade da cidade onde normalmente faz muito calor, principalmente nas épocas de verão amazônico.
“Todo mundo aqui tem roupa de frio, roupas pesadas, então, quando chega uma frente fria como essa, forte, tem gente que já tira o casaco do guarda-roupa, touca, luva. É bem pesado mesmo o frio aqui, que as vezes cai para 17 graus em poucas horas”, explicou.
Eva alerta que, devido ao frio, a saúde dos habitantes é afetada com vários casos de síndromes gripais, além do ressecamento de nariz e olhos.
“Essa é a época que mais adoece as pessoas aqui”, destaca a educadora.
🏜️ Emergência: Amazonas teve ano de colapso ambiental, com seca extrema e mais de 25 mil focos de queimadas
Efeitos da onda de frio ❄️
Como ainda se trata de projeções iniciais, as informações podem sofrer alterações e, segundo os meteorologistas, ainda é cedo para precisar os índices de temperatura, definir quais áreas devem sofrer mais com o frio e estimar o tempo de duração da onda.
Friagem no Norte
Considerando a trajetória continental prevista para essa frente fria, o vento frio pode avançar até Rondônia, Acre e áreas no sul do Amazonas.
Temperaturas negativas no Sul
Há boa probabilidade de os três estados da região registrarem temperaturas negativas. Os termômetros podem ficar abaixo dos 0°C até fora das regiões serranas.
Geada e neve
Se a previsão se confirmar e o ar frio realmente avançar para o interior do Sul, a geada pode acontecer de forma ampla nessa região.
A possibilidade de neve também não está descartada, considerando as condições meteorológicas projetadas para o final de maio e os primeiros dias de junho.
‘Friagem’ chega a Manaus nesta segunda-feira e derruba temperatura
Adicionar aos favoritos o Link permanente.