VÍDEO: Jacaré de 1,50 m é capturado após ficar preso em tanque d’água de empresa de bioenergia em MG


Jacaré-de-papo-amarelo tem cerca de 1,5 metro e foi solto no Rio da Prata, na zona rural de Ituiutaba. Réptil apresentava sinais de estresse, sendo necessárias técnicas adequadas para a captura segura do animal. Jacaré de 1,50m é capturado após ficar preso em tanque d’água de empresa de bioenergia
Um jacaré com cerca de 1,50 metro de comprimento foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, na quinta-feira (22), após ficar preso no tanque de água de uma empresa de bioenergia. A captura ocorreu a cerca de 30 km da área urbana de Ituiutaba. Assista ao vídeo acima.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo o Corpo de Bombeiros, o jacaré-de-papo-amarelo foi localizado em situação de risco tanto ao animal quanto às pessoas próximas ao local.
Os militares identificaram o réptil dentro do tanque, a aproximadamente um metro de profundidade. O animal silvestre apresentava sinais de estresse, mas não tinha ferimentos.
A área foi isolada para garantir a segurança dos militares e o jacaré retirado do tanque com a ajuda de uma rede.
Ainda conforme os bombeiros, a equipe utilizou técnicas e equipamentos adequados para a captura segura do animal, respeitando os protocolos de manejo de fauna silvestre.
Após alguns minutos de atuação, o jacaré foi capturado, sem a necessidade de sedação ou registro de incidentes durante a operação.
O animal foi encaminhado para uma área de mata na região rural de Ituiutaba e solto no Rio da Prata, retornando ao habitat natural.
Não há informações de como o jacaré-de-papo-amarelo chegou até o tanque. Mas os militares informaram ao g1 que, por ser uma região rural, o animal pode ter percorrido certa distância até entrar no tanque de água e não conseguir sair.
O Corpo de Bombeiros reforçou a importância de acionar profissionais treinados em situações envolvendo animais silvestres, a fim de preservar a segurança da população e a integridade da fauna.
🐊Jacaré-de-papo-amarelo
Segundo o Zoológico de Brasília, o jacaré-de-papo-amarelo pode chegar a três metros de comprimento, apresentando coloração verde-oliva na fase adulta, enquanto os filhotes são amarronzados, com listras pretas nas costas e manchas escuras na cabeça e laterais da mandíbula.
A espécie é conhecida popularmente por esse nome porque, durante o período de acasalamento, eles ficam com o papo amarelado.
A distribuição geográfica da espécie no Brasil abrange principalmente as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, podendo também ser encontrado no Centro-Oeste. O animal geralmente habita às margens de rios, brejos, manguezais e lagoas. Em cativeiro, esses animais podem viver cerca de 50 anos.
LEIA TAMBÉM:
Tamanduá de dois meses sobrevive após mãe ser atingida por carregamento de madeira
Filhote de mico que sobreviveu a incêndio florestal morre durante período de reabilitação

Jacaré-de-papo-amarelo foi retirado do tanque da empresa e solto no Rio da Prata em Ituiutaba
Corpo de Bombeiros/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.