

Partido Novo apoiará Bolsonaro em 2026, afirma presidente da sigla – Foto: Patrícia Costa/ND Mais
O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, afirmou em entrevista exclusiva ao portal ND Mais que o partido vai apoiar Jair Bolsonaro (PL-SP) nas eleições de 2026, caso o ex-presidente consiga o direito de se candidatar.
Mesmo reconhecendo falhas no governo do ex-presidente, Eduardo destacou sua força política. “Por mais que eu até tenha tido algumas críticas ao Jair Bolsonaro […] porque eu acho que ele cometeu erros que não poderiam ter sido cometidos, eu acho que ele não pode ser alijado dessa discussão”, disse.
Para ele, o objetivo agora é tentar unir os nomes da direita. “Ele ainda é a força política de direita mais forte que temos no país. Isso não pode ser deixado de lado. Espero, torço, e faz parte inclusive do nosso projeto e da nossa estratégia, conseguir unificar esses nomes.”
Frente ampla contra o PT: partido Novo apoiará Bolsonaro
Para o presidente do Novo, a união da direita em torno de uma candidatura competitiva é fundamental para derrotar o PT em 2026. Ele afirma que, apesar das divergências entre o ex-presidente e o partido no passado, o partido Novo apoiará Bolsonaro caso uma frente ampla se concretize.
Partido Novo apoiará Bolsonaro em 2026 – Vídeo: ND Mais
“O próprio Novo, que o Bolsonaro teve muitas diferenças ao longo do caminho, tem hoje consenso de que, se houvesse a possibilidade de uma frente ampla para vencer o PT, nós estaremos juntos. Evidentemente, isso não acontecendo, nós temos totais condições de apresentar o nome à sucessão”, disse Eduardo Ribeiro.
Em 2018, o Novo optou pela neutralidade no segundo turno, sem apoiar nem Bolsonaro nem Haddad, embora tenha feito duras críticas ao PT. Já Romeu Zema, governador eleito por Minas Gerais pelo Novo, declarou apoio a Bolsonaro naquele momento.

Partido Novo apoiará Bolsonaro em 2026. (Na foto, Romeu Zema e Jair Bolsonaro) – Foto: Alan Santos/PR
Apesar das diferenças, o partido teve uma postura de apoio à maioria das pautas do governo Bolsonaro no início do mandato, principalmente por conta da agenda econômica liderada por Paulo Guedes, com a qual o Novo sempre teve afinidade.
Zema e Simões: plano B já está em construção
Caso Bolsonaro fique fora da corrida presidencial, o Novo já trabalha com um plano alternativo. Segundo Eduardo Ribeiro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é hoje o principal nome da sigla para disputar o Planalto.
“Governador Zema hoje é pré-candidatíssimo à presidência da República num cenário em que o Bolsonaro não consiga se viabilizar. Nós já estamos trabalhando para construir uma aliança em torno do Matheus Simões, que é o atual vice-governador, também do novo, um dos melhores quadros, mais qualificados do partido, para continuar esse projeto do Novo para 2026”, disse o presidente da sigla.

Partido Novo apoiará Bolsonaro em 2026, mas plano B já existe – Foto: Novo/Divulgação
Com foco em crescer nacionalmente e ganhar protagonismo nas eleições de 2026, o partido Novo articula alianças nos bastidores e, para derrotar o PT, o partido Novo apoiará Bolsonaro.