Nem 10 m, nem 50 m: qual distância manter do carro à frente e como calcular mentalmente

na foto aparecem dois carros batidos em acidente sem respeitar qual distancia manter do carro a frente

Distância do carro da frente pode evitar acidentes e manobras perigosas no trânsito – Foto: Freepik/ND

Você sabe qual distância manter do carro à frente no trânsito e dirigir com segurança? Um relatório recente das concessionárias sobre segurança das rodovias na Argentina revelou alto índice de condutas perigosas por parte dos motoristas.

Mas como calcular a distância segura de frear o carro? Funciona assim: escolha um ponto fixo na lateral da via, como um poste ou árvore. Quando o carro à sua frente passar por esse ponto, conte pausadamente dois segundos. Se seu carro chegar ao ponto após essa contagem, a distância é segura.

Em condições adversas, como chuva ou neblina, por exemplo, o tempo de segurança sobre qual distância manter do carro à frente deve ser aumentado para três ou quatro segundos.

Qual distância manter do carro à frente?

Especialistas em segurança viária ressaltam que acidentes são multifatoriais, mas diversas medidas simples podem prevenir tragédias como manter a distância de segurança.

Além de saber qual distância manter do carro à frente, o motorista deve sempre usar cinto de segurança ou capacete, no caso de motos. Dirigir bem descansado, sem ter consumido álcool.

Além disso, outras práticas boas são respeitar os limites de velocidade, sinalizar as mudanças de faixa com a seta e sair com tempo de sobra para evitar estresse ao dirigir.

Outra prática simples que ajuda o motorista a prestar atenção no trânsito para o motorista saber qual distância manter do carro à frente é não usar o celular ao volante. Em caso de chuva ou neblina, reduza a velocidade.

Adotar essas práticas é fundamental para garantir a segurança de todos nas estradas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.