Multinacional francesa expande atuação na gestão de recursos com aquisição no estado de Alagoas

Multinacional francesa expande atuação na gestão de recursos com aquisição no estado de Alagoas

Multinacional francesa expande atuação na gestão de recursos com aquisição no estado de Alagoas – Foto: Veolia/Divulgação

A Veolia, líder global em gestão de recursos nos segmentos de resíduos, energia e água, anuncia sua consolidação no estado de Alagoas com a aquisição do controle das empresas locais Alagoas Ambiental e Serquip Tratamentos Resíduos AL.

A multinacional francesa, que já tem quatro EcoParques na região Sul e três na região Sudeste, agora é também referência na gestão, no tratamento e na valorização de resíduos sólidos no Nordeste.

Esta aquisição visa liderar e fortalecer a descarbonização, despoluição e regeneração de recursos em todo o país.

“A incorporação dessas empresas representa o quanto a Veolia acredita no potencial da região, como uma plataforma para a transformação ecológica, não apenas no Nordeste, mas no Brasil como um todo”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

Portfólio de soluções

As recentes aquisições enriquecem e reforçam o portfólio da Veolia incluindo soluções de beneficiamento de pneus, geração de energia renovável por meio do biogás e tratamento por incineração e autoclave.

Agregam também a disposição final de resíduos de serviços de saúde, reciclagem de resíduos da construção civil, tratamento e disposição final de resíduos classe I (perigosos) e classes II A e B (não perigosos) e tratamento de chorume por osmose reversa.

Contam, além disso, com uma usina de biomassa, uma usina de blendagem para coprocessamento e estação de tratamento de efluentes.

Impactos na gestão de resíduos e na geração de empregos

As novas unidades adquiridas em Alagoas representam um aumento de cerca de 15% na quantidade de resíduos gerenciados pela Veolia no Brasil, ultrapassando os 5 milhões de toneladas por ano.

Com a aquisição serão incorporados cerca de 380 funcionários ao quadro da Veolia – totalizando mais de 2.900 funcionários em todo o Brasil – assim como múltiplos clientes privados e quase 80 municípios de Alagoas, Pernambuco e Sergipe serão incorporados na base de clientes, atendendo a mais de 1,7 milhão de pessoas do nordeste.

Antônio Tarcísio, fundador da Alagoas Ambiental, e Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil – Foto: Veolia/Divulgação

“Damos um valor imenso ao que foi construído e estamos comprometidos em manter e potencializar: operações de alta performance, forte compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento social das comunidades em que estamos presentes. Esta operação impulsiona nossa presença, em linha com nossos princípios de desempenho multifacetado e geração de valor”, destaca Prádanos.

Novas instalações

Juntamente à Grune by Veolia – subsidiária da Veolia que fornece energia limpa a vapor a partir da biomassa para a planta industrial da Braskem em Marechal Deodoro (AL) desde 2023 – a empresa agora adiciona três novos EcoParques e duas instalações de tratamento de resíduos de saúde às suas operações no estado de Alagoas.

O negócio, que já obteve parecer favorável pelo CADE, expande, portanto, a atuação da Veolia no segmento de resíduos para além de São Paulo e Santa Catarina -nesses estados a empresa já opera sete EcoParques – e é parte do plano de fusões e aquisições da Veolia no Brasil, iniciado em 2020, com o objetivo de ampliar as operações, especialmente no que diz respeito à gestão e reciclagem de resíduos municipais e perigosos, bem como em energia.

Descarbonização e regeneração de recursos no Brasil

Durante a COP29, em novembro de 2024, o Brasil anunciou o compromisso de reduzir entre 59% e 67% das emissões de gases de efeito estufa até 2035, tomando como base os níveis de 2005.

No entanto, análises do Observatório do Clima indicam que, para estar em conformidade com esse objetivo, o Brasil precisaria reduzir suas emissões em pelo menos 92% até 2035, considerando a linha de base de 2005.

Embora o Brasil tenha avançado em seus compromissos climáticos, especialistas alertam que medidas mais ambiciosas são necessárias para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Quanto à regeneração de recursos, em 2025, dados do Ministério das Cidades revelaram que menos de 2% dos resíduos recicláveis no Brasil são reciclados.

Com forte presença em Santa Catarina e São Paulo, Veolia consolida operações no Nordeste do Brasil, aumenta suas capacidades e amplia seu portfólio de serviços – Foto: Veolia/Divulgação

A maioria dos materiais recicláveis acaba sendo descartada de forma inadequada, contribuindo para a sobrecarga de aterros sanitários. Iniciativas como a da Veolia, por sua vez, oferecem soluções sustentáveis e compatíveis com a redução de impactos ambientais.

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia.

Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos.

A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Para mais informações sobre a multinacional, acesse o site oficial e as redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.