
Para saber se há registro de ausência, o eleitor pode ir a um cartório eleitoral ou acessar o site do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais. Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19 de maio para regularizar o título de eleitor
Reprodução/TV Globo
Mais de 5 milhões de eleitores têm até a segunda-feira (19) para regularizar o título de eleitor.
A doméstica Karina Brum não votou nem justificou a ausência nos últimos três turnos de eleições. Foi direto ao cartório, em Belo Horizonte, para regularizar a situação.
“Aí fiquei bastante preocupada. Vim correndo, vim do trabalho para cá, deu certinho”, conta.
Em todo o Brasil, são mais de 5 milhões de eleitores que precisam regularizar o título.
“São passíveis de cancelamento os títulos de eleitores daquelas pessoas que não votaram, nem justificaram no mínimo os últimos três turnos de eleições. Agora, a municipal e as duas da presidencial de 2022, no mínimo”, diz Vinícius Ávila, chefe de cartório eleitoral.
Para saber se há registro de ausência, o eleitor pode ir a um cartório eleitoral ou acessar o site do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais. Na página inicial, é só clicar em “serviços eleitorais”, depois “autoatendimento eleitoral” e, na sequência, selecionar a opção “débito eleitoral”. O sistema vai indicar em quais eleições não houve justificativa.
Quem não regularizar a situação fica impedido, por exemplo, de participar de concurso público e até de tomar posse, se tiver sido aprovado, além de não poder tirar documentos importantes, como o passaporte. No caso de servidores públicos, o salário é bloqueado até que haja a regularização.
O representante comercial Alexandre Pena não perdeu tempo e teve o documento regularizado:
“Agora certinho, tem que ficar quite com tudo. A gente não pode andar errado”, diz.
LEIA TAMBÉM
Eleitores têm até segunda (19) para regularizar o título eleitoral; mais de 60 mil podem ter documento cancelado no PI
Quase 15 mil pessoas podem ter o título de eleitor cancelado nas 5 maiores cidades do Centro-Oeste de MG