Adolescente do interior do Piauí, oriundo de projeto social, tem sonho de se tornar atleta profissional e pratica até no quintal de casa. Após repercussão nas redes sociais, medalhista olímpico Thiago Braz o convidou para um treinamento em São Paulo. Garoto de 13 anos viraliza ao treinar salto com vara com materiais improvisados
O adolescente Moisés da Silva Morais, de 13 anos, mantém viva a chama olímpica com o sonho de competir no atletismo profissional. Ele viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo em que treina salto com uma vara de madeira e uma habilidade que arrancou milhares de elogios e compartilhamentos nas redes sociais. O jovem é morador de Curralinhos, interior do Piauí, cidade distante cerca de 80 km de Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Apenas em uma plataforma, a gravação do jovem acumula mais de 2,5 milhões de visualizações. O vídeo foi feito pelo treinador de Moisés, Jozimar Venção, que o acompanha desde fevereiro de 2023, quando apresentou um esporte que ele nunca havia praticado antes.
Ao g1, Jozimar, presidente da Federação Piauiense de Atletismo, destaca a garra e força de vontade do aluno, que já disputa a modalidade de salto com vara em competições estaduais.
“Minha teoria é de que os grandes campeões não dizem onde vão nascer. Levei para Curralinhos meu projeto social, que trabalha com esporte, e encontrei esse garoto dentre mais de 80 jovens que queriam jogar futebol, mas deram uma chance para o atletismo”, conta Jozimar.
Garoto de 13 anos viraliza ao treinar salto com vara com materiais improvisados
Arquivo pessoal
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além dos treinos supervisionados pelo profissional de Educação Física, que leva uma vara oficial, o garoto também conta com a ajuda da família para treinar. O pai de Moisés confeccionou uma vara de madeira pitiá e forneceu um elástico e uma espécie de bambu chamada taboca.
“Eu treino com os garotos do nosso projeto das 7h às 9h. Depois disso, ele continua a praticar no quintal de casa. A estrutura é praticamente a mesma: cava-se um buraco no chão para enfiar a estaca e amarra-se o elástico nela e em um arame. Ele aquece, fortalece a musculatura e já consegue saltar até 2,5 metros”, aponta o professor.
Embora improvisados, os materiais com que Moisés pratica em casa são resistentes e permitem a realização dos treinos. Os exercícios físicos propostos pelo treinador visam melhorar seu condicionamento físico e evitar que se machuque, principalmente nas quedas durante os saltos.
Para apoiar Moisés e sua família, o próprio Jozimar já doou shorts térmicos que pertenciam ao seu filho, que também treinava salto com vara durante a adolescência. O professor garante que o vídeo não foi feito na intenção de viralizar, mas para acompanhar o desempenho do garoto e incentivar outros jovens a praticarem esporte.
Após a repercussão do vídeo, o medalhista olímpico Thiago Braz convidou o jovem atleta para um treinamento em São Paulo. Além disso, Jozimar e Moisés também têm uma reunião marcada com o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). O treinador espera que a mobilização seja capaz de impulsionar a carreira do rapaz.
“Os jovens que treinam com ele estão impressionados. A força de vontade do Moisés é quatro, cinco vezes maior que ele. Quem pratica esporte foge de problemas como depressão e outros aspectos negativos. É isso que queremos incentivar e esperamos contar com esses apoios”, ressalta.
Garoto de 13 anos viraliza ao treinar salto com vara com materiais improvisados
Arquivo pessoal
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube