
Stephen, de 69 anos, recebeu atendimento e foi liberado; no caminho para casa, passou mal e retornou à unidade, onde faleceu. Iges-DF diz que investiga ocorrido. UPA do Gama, no Distrito Federal.
Davidyson Damasceno/Iges-DF/reprodução
Uma família denuncia negligência médica após um idoso morrer na UPA do Gama, no Distrito Federal. Segundo familiares, na terça-feira (13), Stephen, de 69 anos, recebeu atendimento e foi liberado. No caminho para casa, passou mal de novo e retornou à unidade, onde faleceu.
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Outros pacientes protestaram no local pela demora no atendimento da UPA (veja detalhes mais abaixo)
Segundo o Iges-DF, instituto que administra a UPA, a unidade sofria com superlotação e todos os esforços foram feitos para garantir assistência a cada caso. O Iges também diz que iniciou uma apuração interna sobre o ocorrido (veja íntegra no final da reportagem).
Como foi a morte de Stephen
Família reclama de atendimento em UPA do Gama, no DF.
A enteada de Stephen, Mirian Fernandes, diz que o padrasto recebeu atendimento de duas residentes na UPA, na noite de terça-feira (13). Ele reclamava de fortes dores abdominais (veja vídeo acima).
Após um exame de sangue, a médica que estava de plantão disse que o resultado estava normal e liberou Stephen por volta das 22h. A família reclama que a médica não teve contato com ele.
No caminho de volta para casa, Stephen vomitou e disse que continuava com dor. Ele foi levado de volta para a UPA.
A equipe médica levou o homem para a sala vermelha e disse para a família retornar para casa. Na quarta (14), às 7h, a família foi ao local e pediu informações sobre o estado de saúde, mas não tiveram resposta.
Apenas às 17h, a família foi informada que Stephen faleceu no local.
Pacientes reclamam de falta de atendimento
Pacientes reclamam de atendimento na UPA do Gama, no DF.
Após a morte de Stephem, na quarta (14), Mirian e outros pacientes reclamaram do atendimento na UPA do Gama (veja vídeo acima). Houve uma confusão no local e registro de um boletim de ocorrência com a Polícia Civil.
O que diz o Iges-DF
“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) informa que está apurando os fatos ocorridos na tarde da última quarta-feira (14), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gama.
Na ocasião, familiares de um paciente estrangeiro, que veio a óbito após ser atendido na unidade, manifestaram-se de forma exaltada, o que gerou um princípio de confusão. Uma das acompanhantes precisou de atendimento da equipe de saúde, que se mobilizou para prestar suporte, mesmo diante de outras intercorrências graves em curso, como uma intubação de emergência na sala vermelha.
A UPA do Gama registrava, naquele momento, superlotação, com todas as salas operando acima da capacidade prevista no plano assistencial. Ainda assim, todos os esforços foram feitos para garantir assistência a cada caso.
O ocorrido também está sendo acompanhado pelas autoridades de segurança pública. A instituição iniciou uma apuração interna detalhada e, neste momento, uma reunião com as áreas de Qualidade e Segurança do Paciente está sendo realizada para avaliar o episódio.
O IgesDF reforça seu compromisso com a transparência, com a segurança do paciente e com a busca contínua por melhorias nos fluxos e processos das unidades de urgência.”
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