‘Selva Urbana’ promove ações de educação ambiental para todas as idades


Equipe composta por médicos veterinários e biólogos desenvolve atividades lúdicas em escolas, empresas e instituições. Veterinário e fundador da Selva Urbana ministrou palestras junto à Polícia Ambiental de Campinas
Divulgação / Selva Urbana
Em meio ao concreto, asfalto e agitação da cidade de Campinas (SP) existe um lugar que acolhe a natureza: a Selva Urbana. O que poderia ser apenas uma Clínica Veterinária 24h de atendimento a pets não convencionais, é na realidade algo muito maior. Composta por uma equipe multidisciplinar de médicos veterinários e biólogos, a Selva é uma grande atuante em ações de Educação Ambiental no interior de São Paulo.
O time desempenha diferentes trabalhos como consultoria ambiental para empresas, condomínios e instituições, cursos e treinamentos voltados à capacitação técnica, além de atividades de educação ambiental em escolas, festas infantis e eventos, sempre com o mesmo objetivo: promover o cuidado com a natureza, a conscientização e sensibilização.
No Avistar 2025, Breno Martins Jancowski, médico veterinário e fundador da Selva Urbana, e a bióloga e educadora ambiental Jéssica Neves apresentarão no domingo (18) às 11h30, no Fórum de Educação Ambiental “Observai”, promovido pelo Terra da Gente, a palestra “Asas do Amanhã'” onde irão partilhar as experiências em trabalhar a temática da natureza com crianças, jovens e adultos.
Ações de educação e cuidado com animais silvestres alcançam várias instituições
Divulgação / Selva Urbana
“A Educação Ambiental pode — e deve — ser desenvolvida para todas as faixas etárias e em qualquer lugar. Na Selva Urbana, realizamos atividades que abordam temas relacionados ao meio ambiente de forma lúdica, divertida e acessível, despertando o interesse e o engajamento do público. Trabalhamos assuntos como respeito à biodiversidade, poluição, sustentabilidade, desmatamento, conservação, evolução, curiosidades e aspectos da biologia de diferentes espécies de animais e plantas”, comenta Breno.
O contato com a natureza e o conhecimento da biodiversidade são trabalhos de inúmeras formas pela equipe da Selva Urbana.
“Nossas ações são adaptadas a diferentes contextos e acontecem em escolas, por meio de atividades semanais ou quinzenais, além de estudos de meio realizados em bosques, zoológicos e outros espaços naturais. Também participamos de eventos pontuais em instituições de ensino, festivais, feiras e aniversários infantis, entre outras iniciativas que promovem a conexão entre pessoas, natureza e conhecimento.”, acrescenta Jéssica.
Mas afinal, por qual motivo trabalhar com a educação ambiental? A resposta está na missão e no propósito da Selva Urbana: formar cidadãos conscientes e engajados capazes de compreender que desempenham um papel importante e necessário para a conservação do meio ambiente.
Veterinário e fundador da Selva Urbana ministrou palestras junto à Polícia Ambiental de Campinas
Divulgação / Selva Urbana
“Buscamos despertar a curiosidade e o senso de responsabilidade, além do respeito pela biodiversidade, especialmente pelas riquezas naturais do Brasil, incentivando atitudes que promovam a sustentabilidade”, pontua Jéssica.
Para a equipe, cada atividade desenvolvida de educação ambiental é semelhante ao ato de plantar sementes. Com o passar do tempo elas germinarão e darão bons frutos que contribuirão para o bem do planeta.
“As atividades de Educação Ambiental têm um impacto muito positivo e transformador. Elas despertam a curiosidade e o interesse por temas relacionados ao meio ambiente, ajudam a criar uma conexão verdadeira com a natureza e mostram que fazemos parte dela. Percebemos esse efeito nas falas das crianças, no comportamento delas durante as atividades, nas conversas espontâneas entre os alunos e também pelo relato dos pais.”, conta Breno.
Como surgiu?
A Selva Urbana nasceu em 2013 como uma empresa voltada à Educação Ambiental, fruto de uma paixão que se transformou em profissão. Seu fundador, Breno Martins Jancowski, criou a Selva Urbana ainda durante a graduação em Medicina Veterinária.
No trabalho de conclusão de curso, intitulado “Terapia Assistida por Animais”, ele explorou os benefícios da interação entre seres humanos e animais como ferramenta de conscientização, promoção da sustentabilidade e respeito a todas as formas de vida.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.