Por que você não deve se sentar de costas para a porta

Pessoa com mãos na cabeça com semblante de preocupada

Saiba por que você não deve se sentar de costas para a porta – Foto: Canva/ND

Você costuma se sentar de costas para porta? Se a resposta for sim, talvez seja o momento de mudar de posição.

Conforme o Feng Shui, uma técnica milenar chinesa, sentar-se de costas para portas pode atrair energia negativa, causar sensação de insegurança e até impactar seu desempenho profissional.

Por que nunca se sentar de costas para porta?

Conforme Silvana Occhialini, presidente do Instituto Brasileiro de Feng Shui, essa posição interfere diretamente no seu campo energético.

“Quando estamos de costas para a porta, a energia flui por trás. Isso favorece situações de traição, instabilidade e sensação de exposição no trabalho”, afirma em entrevista ao Forbes.

Além da energia sutil, o posicionamento pode gerar desconforto físico e emocional. Segundo um artigo da Universidade James Madison, o ser humano tende a sentir mais vulnerável quando não consegue ver o que acontece ao redor, principalmente pelas costas.

“Ao sentar de costas para porta, perdemos a conexão visual com aquela área, tornando mais difícil detectar potenciais perigos ou intrusos”, revela o artigo.

E sentar de frente?

Imagem de mulher segurando caneta com notebook de frente

Se sentar de costas para porta não é a opção ideal, a melhor posição é aquela que você consiga ver quem entra pela porta – Foto: Canva/ND

Posicionar a mesa de frente para a porta também não é o ideal. Isso porque, segundo o Feng Shui, o excesso de exposição pode gerar fadiga mental e desgaste emocional ao longo do tempo.

A melhor posição, segundo especialistas, é aquela em que você consiga ver quem entra pela porta, mas não esteja diretamente alinhado com ela. Isso traz mais equilíbrio, segurança e foco.

O que dizem os especialistas em Feng Shui

De acordo com Aline Mendes, consultora do projeto Casa Quântica, ambientes em que a pessoa escolhe se sentar de costas para portas ou janelas (especialmente as voltadas para o oeste) tendem a acumular energia dispersa.

No entanto, uma simples reorganização do mobiliário pode aumentar a produtividade e o bem-estar no trabalho. Se não for possível mudar a posição da mesa, a solução pode estar em pequenos ajustes, como o uso de espelhos.

Dicas práticas para melhorar a energia no escritório

Se você não consegue mudar a posição da sua mesa ou cadeira, veja o que pode fazer para neutralizar os efeitos negativos:

Espelho - Canva/ND

1
4

Espelho – Canva/ND

Estantes baixas - Canva/ND

2
4

Estantes baixas – Canva/ND

Se sentar de costas para porta não é a opção ideal - Canva/ND

3
4

Se sentar de costas para porta não é a opção ideal – Canva/ND

Linha direta com a porta - Canva/ND

4
4

Linha direta com a porta – Canva/ND

1. Use um espelho como retrovisor

Coloque um pequeno espelho lateral sobre a mesa, de modo que reflita a entrada da sala. Isso aumenta a sensação de segurança e permite que você perceba qualquer movimento atrás de você.

2. Crie uma barreira energética

Anteparos como estantes baixas, biombos ou plantas altas podem funcionar como “escudos” energéticos, bloqueando a entrada direta da energia instável.

3. Prefira paredes sólidas atrás de você

Evite trabalhar com uma janela nas costas, principalmente se ela estiver voltada para o oeste. A luz solar direta nesse horário pode gerar agitação mental e desconforto.

4. Evite a linha direta com a porta

Se sua mesa estiver alinhada com a porta, tente deslocá-la levemente para o lado ou usar um objeto decorativo que suavize o fluxo de energia, como um cristal multifacetado.

Feng Shui é só superstição?

O Feng Shui busca alinhar estética, funcionalidade e bem-estar – Foto: Canva/ND

Apesar de muitas pessoas considerarem o Feng Shui apenas uma prática esotérica, ele tem ganhado respaldo de designers de interiores, arquitetos e até psicólogos ambientais.

Isso porque o método busca alinhar estética, funcionalidade e bem-estar com base em como o espaço influencia emoções e comportamento.

De acordo com a International Feng Shui Guild, organizações e empresas que adotam esses princípios relatam redução de estresse, melhora no clima organizacional e aumento da produtividade.

Sentar de costas para porta é somente um detalhe?

O ato de sentar de costas para portas pode parecer um simples detalhe, mas o Feng Shui revela que isso afeta muito mais do que se imagina.

Seja pela sensação de vulnerabilidade, dispersão da atenção ou fluxo de energia, essa configuração pode impactar até sua saúde mental.

Imagens de portas cinzas com uma amarela

Agora que você já sabe por que não deve sentar de costas para porta, o Feng Shui revela que isso afeta muito mais do que se imagina – Foto: Canva/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.