
Produto químico vazou enquanto era transportado após carreta bater em um poste no Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP). Além do córrego, ruas também foram afetadas; três gansos e um pato foram resgatados. Aves foram retiradas do córrego atingido pelo produto químico
Pop TV/Divulgação
A Associação Mata Ciliar resgatou três gansos e um pato que ficaram azuis após derramamento de corante em um córrego, na região do Parque Botânico Tulipas, em Jundiaí (SP), nesta terça-feira (13). Além do resgate, a ONG também encontrou peixes mortos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O produto químico atingiu as ruas e o córrego do bairro Jardim Tulipas após a carreta que transportava o corante bater em um poste e derramar a substância, por volta de meio-dia de terça-feira. Conforme apurado pela TV TEM, o parque da região tem aproximadamente 25 mil metros quadrados e abriga diversas espécies.
Via pública também foi ‘tingida’ por corante que era transportado por carreta em Jundiaí (SP)
TV TEM/Reprodução
Entre os animais afetados estão patos, gansos, capivaras e peixes. Três gansos e um pato já foram removidos do local e, segundo a Mata Ciliar, as buscas continuam para localizar e resgatar capivaras que costumam ficar na área.
A Cetesb declarou que está realizando ações emergenciais para concluir a limpeza e a contenção do produto, que alterou as características da água e causou a morte de diversos peixes.
A CPFL Piratininga informou que técnicos foram ao local nesta quarta-feira (14) para ajudar a retirar a carreta e trocar o poste danificado. Apesar dos estragos, não houve falta de energia para os moradores, mas o fornecimento precisará ser interrompido durante as obras.
Embalagens contendo corante se romperam durante a colisão. O produto químico atingiu o Córrego das Tulipas e aves que habitam o local
Jornal da Região/POP TV/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM