

Sistema será semelhante o utilizado pela Defesa Civil da cidade – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND
Um sistema de alertas para informar sobre o abastecimento ou falta de água em paradas programadas ou emergenciais de ETAs (Estações de Tratamento de Água) começa a ser utilizado em Joinville neste domingo (18). As comunicações serão publicadas nas redes sociais da Prefeitura de Joinville e da Companhia Águas de Joinville.
Como funciona o sistema
O modelo é semelhante ao plano de contingência utilizado pela Defesa Civil de Joinville para manter a população informada quando há ocorrências de alagamentos e previsão de continuidade de chuvas volumosas e persistentes.
“Nossa comunicação será composta por uma sequência de estágios e cores, que abrangem desde o início da manutenção da Estação até o total restabelecimento do sistema, permitindo que a população acompanhe o processo de normalização e fique por dentro de informações importantes”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
Cada um desses estágios é representado por uma cor, associado a um texto explicativo do que está ocorrendo no momento e orientações importantes sobre o consumo de água. São eles:
- Cor laranja (abastecimento impactado): significa que o abastecimento está comprometido porque a ETA está desligada e a manutenção está em andamento. A água deve ser utilizada somente para beber, preparar refeições e realizar higiene pessoal.
- Cor amarela (abastecimento em recuperação): a manutenção foi finalizada, a ETA foi religada e redes e reservatórios estão voltando a receber água. Mas, como o sistema ainda está em recuperação, o consumo consciente deve continuar até a completa normalização do sistema.
- Cor verde (abastecimento normalizado): o abastecimento de água voltou à normalidade em todas as regiões atendidas pela estação.
As cores laranja, amarela e verde correspondem aos estágios de um ciclo padrão de manutenção e realização de melhorias nas estações, no qual tudo ocorre conforme o esperado.
Alerta de falta de água
Porém, se por algum motivo o tempo de execução dos serviços precisar exceder o tempo que havia sido inicialmente previsto, ou ocorrer alguma situação excepcional que resulte em parada da ETA, as cores vermelha e roxa serão utilizadas para divulgação das informações:
- Cor vermelha (falta de água): os reservatórios e as tubulações ainda estão sem água. Neste caso, um gabinete de crise, em conjunto com a Prefeitura, será ativado imediatamente.
- Cor roxa (falta de água – crise): este é um estágio que indicará continuidade do impacto no abastecimento de água e que as equipes estão atuando 24 horas para o restabelecimento. O gabinete de crise contará com representantes da Prefeitura, da Águas de Joinville e de órgãos competentes.
Parada na ETA Cubatão inaugura a nova comunicação
A primeira vez que o sistema será utilizado é no próximo domingo (18/5), quando ocorre uma parada na ETA Cubatão para obras de melhoria.