Dia do Automóvel: conheça os 5 carros clássicos mais velozes de acervo em Balneário Camboriú

Imagem mostra lateral de um Mustang, um dos 5 carros clássicos mais velozes do museu

Acervo tem modelos clássicos que unem estilo com velocidade. – Foto: Divulgação Classic Car Show/ND

O Dia do Automóvel, comemorado nesta terça-feira (13), marca a consolidação da indústria que tem sido um dos principais motores do desenvolvimento da sociedade desde a invenção do carro, no final do Século XIX.

Em Balneário Camboriú, o museu Classic Car Show tem um acervo de exemplares históricos com curiosidades sobre modelos que vão desde a década de 1920. Abaixo, a lista dos carros clássicos mais velozes do acervo para os apaixonados por automóveis.

De Mustang a Ferrari: confira os carros clássicos mais velozes do museu

1° lugar – Ford Mustang Fastback 1966

Imagem mostra frente de um Mustang, um dos 5 carros clássicos mais velozes do museu

Mustang de 1966 chega aos 100km/h em pouco mais de 5 segundos. – Foto: Divulgação Classic Car Show/ND

Na primeira posição do ranking, com seus 289 cavalos de potência, fazia de 0 a 100km/h em 5,2 segundos: o impressionante Ford Mustang Fastback 1966.

O nome remete a raça de cavalos selvagens Mustang, conhecida pela força, resistência e rapidez. A versão Fastback se destacou por sua traseira inclinada e esportiva, que melhorava a aerodinâmica e dava ao carro uma aparência mais agressiva e moderna.

2° lugar – Corvette C3 Stingray 1974

Imagem mostra Corvette vermelho, um dos 5 carros clássicos mais velozes do museu

O Stingray continuou sendo associado a um dos carros mais desejados e icônicos do mundo, representando um símbolo de estilo e performance. – Foto: Divulgação Classic Car Show/ND

A medalha de prata vai para os 270 cavalos de potência do Stingray de 1974. Ele era capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Foi nesse ano passaram a ser equipados com barras de proteção lateral devido a novas regulamentações de segurança.

O modelo possui também a versão targa, que oferece a opção de teto parcial removível, de maneira a deixar a mostra a barra contra capotamentos. O Stingray continuou sendo associado a um dos carros mais desejados e icônicos do mundo, representando um símbolo de estilo e performance.

3° lugar – Ferrari 308 GTSI 1982

Motor do modelo fica na parte da frente do veículo. - Divulgação Classic Car Show/ND

1
2

Motor do modelo fica na parte da frente do veículo. – Divulgação Classic Car Show/ND

Motor do modelo fica na parte da frente do veículo. - Divulgação Classic Car Show/ND

2
2

Motor do modelo fica na parte da frente do veículo. – Divulgação Classic Car Show/ND

Esse modelo, com motor V8 de 3.0 litros e injeção eletrônica, atingia uma velocidade de até 240 km/h. Foi um dos modelos mais emblemáticos da montadora, ficou mundial e eternamente famosa como o carro do detetive Thomas Magnum, da série de TV Magnum (1980–1988).

Como muitos carros com motor central-traseiro, o compartimento de bagagem fica na frente do carro – onde normalmente é o motor em carros convencionais.

4° lugar – Corvette C1 de 1959

Imagem mostra Corvette C1 rosa, um dos 5 carros clássicos mais velozes do museu

Corvette C1 é o carro há mais tempo produzido e está entre os carros clássicos mais rápidos do museu. – Foto: Divulgação Classic Car Show/ND

Com motor de 283 polegadas cúbicas (4,6 litros), podia atingir uma velocidade máxima de 220 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6 segundos, fazendo com que integre o pódio dos carros clássicos mais rápidos do museu.

Apesar de não ter tido uma boa estreia devido ao alto preço, o primeiro grande esportivo genuinamente norte-americano é hoje o carro há mais tempo produzido continuamente, desde 1953 até os dias atuais.

5° Lugar – Lincoln Continental de 1966

Imagem mostra frente do Lincoln Continental azul escuro, um dos 5 carros clássicos mais velozes do museu

O então presidente americano John F. Kennedy estava em um modelo como este quando foi assassinado. – Foto: Divulgação Classic Car Show/ND

Equipado com o motor V8 de 7 litros, tinha uma velocidade máxima de aproximadamente 185 km/h e atinge 100 km/h em cerca de 11 segundos. O modelo tornou-se símbolo da presidência americana e ficou associado a ela.

Isso porque o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, desfilava no modelo em Dallas, no Texas, em 1963 quando foi assassinado. O interior do Lincoln 1966 é luxuosíssimo: bancos elétricos, ar-condicionado (opcional), vidros elétricos, rádio AM/FM com busca automática e acabamento em madeira e couro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.