

Abordagem da Força-tarefa DOA, em Florianópolis – Foto: Allan Carvalho/PMF/Divulgação/ND
A Assistência Social de São José tem absorvido o público que utilizava os serviços de Florianópolis. Só entre janeiro e março, São José recebeu 196 pessoas em situação de rua que, até então, utilizavam os serviços da Capital.
O fechamento do Restaurante Popular e as mudanças nos serviços da Passarela da Cidadania, na Capital, estão impactando diretamente o sistema da cidade josefense.
A Coluna Bom Dia até informou em primeira mão que Florianópolis vai mudar as políticas de uso tanto do restaurante, como da passarela.
Essa redução tem refletido diretamente em São José e demais cidades vizinhas.
Centro Pop de São José
O espaço de referência para acolhimento em São José é o Centro Pop, no Roçado, que funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta.
O local oferece refeições, higiene pessoal, confecção de documentos e atendimento psicossocial, com possibilidade de encaminhamento para tratamento de saúde ou dependência química. Foram mais de 11 mil refeições fornecidas neste ano.
A Assistência Social registra 67 pessoas que deixaram a condição de rua neste ano, sendo que 18 delas já alugaram a própria casa.
Com encaminhamento por meio do Centro Pop e da rede da Assistência, 41 pessoas conseguiram emprego e outras 49 optaram por voltar à cidade de origem, com passagens subsidiadas pelo município.