

Muita gente usa grampos de cabelo todos os dias e nem imagina que está colocando do lado errado – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
Os grampos de cabelo são grandes aliados na hora de prender aquela mecha rebelde ou compor um penteado.
Mas será que você os utiliza da forma correta? A técnica adequada pode fazer toda a diferença na fixação.
O segredo está no lado ondulado
A maioria das pessoas usam os grampos de cabelo do jeito errado, com o lado liso encostado na cabeça.
Mas o certo é o contrário, o lado com ondinhas é que deve ficar para baixo, pois isso ajuda o grampo a segurar melhor no cabelo, como explica a cabeleireira Ashley Rubell à Women’s Health.

A posição do grampo pode parecer detalhe, mas faz toda a diferença na fixação – Foto: Shannon Holt/ND
“O lado irregular tem essas curvas por um motivo. Quando você as coloca voltadas para o couro cabeludo, as curvas prendem o cabelo e o prendedor fica na cabeça, prendendo-o”, afirma Rubell.
Essa aderência extra impede que o grampo deslize facilmente.
Para segurar melhor o cabelo mais pesado, a dica da cabeleireira Ashley Rubell é começar colocando o grampo com o lado liso para baixo e, no meio do caminho, virar para que o lado ondulado fique encostado na cabeça.
Mas ela alerta que essa técnica é melhor para áreas com muito cabelo. Em regiões com fios mais finos, como perto da testa, é melhor evitar para não quebrar os fios.
O tipo de grampo faz diferença

A forma como colocamos os grampos de cabelo influencia diretamente na durabilidade do penteado – Foto: Getty Images/ND
“Procure por grampos foscos, a textura deles tende a ser mais áspera e menos escorregadia do que os grampos brilhantes”, recomenda Rubell.
Dicas para usar seus grampos de cabelo com eficácia
- Não abra o grampo antes de usar: deslize-o diretamente na mecha de cabelo. Abrir o grampo com os dedos ou dentes, pode diminuir sua tensão e eficácia;
- Evite sobrecarregar: use cada grampo para prender seções pequenas de cabelo. Tentar segurar muito cabelo de uma vez facilita que ele escorregue;
- Turbine a aderência: para cabelos finos ou muito lisos, borrife um pouco de spray fixador ou shampoo seco diretamente no grampo antes de inseri-lo. Isso cria mais atrito;
- Use a técnica do “X”: para penteados que exigem mais suporte, como coques ou semi-presos, cruze dois grampos formando um “X”. Isso reforça a estrutura e a fixação.