
Comboio de 114 metros de comprimento saiu do Porto de Suape, em Ipojuca, em direção à Paraíba. Estrutura vai percorrer 380 quilômetros e alterar trânsito durante o trajeto. Eixo de carreta quebra e transformador gigante fica parado na descida do Viaduto Miguel Arraes, em Paulista
O transporte do transformador gigante foi paralisado na manhã desta sexta (2) no município de Paulista, no Grande Recife, após o eixo de uma das carretas apresentar problemas na descida do Viaduto Miguel Arraes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a composição teve um problema no comando hidráulico e o reparo deve durar até três horas para ser concluído.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Os funcionários da empresa de transporte que seguem junto com o comboio estão fazendo a manutenção num dos eixos do caminhão. Nas imagens do Globocop é possível ver que alguns pneus estão posicionados no meio-fio de via e que o comboio parou numa curva fechada na descida do viaduto.
As carretas que transportam o equipamento gigante estão paradas no Km-51 da BR 10. O trânsito está lento na região e os motoristas estão seguindo caminho para o retorno seguinte para poderem continuar a viagem.
A PRF recomenda que os condutores que estão atrás da composição:
saiam da rodovia em direção a Arthur Lundgren ou Jardim Paulista;
façam o retorno para seguir em direção ao Litoral Norte.
O equipamento de 250 toneladas saiu do Porto de Suape na noite da segunda-feira (28) e deve percorrer um trajeto de 380 quilômetros até o Parque Eólico de Nova Palmeira, na Paraíba.
A viagem é acompanhada por um comboio de 114 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,20 metros de altura, sobre uma base composta por 44 eixos e 388 pneus.
Segundo a transportadora Saraiva, responsável pela operação, a estrutura gigante trafega a uma velocidade média de 5 a 6 quilômetros por hora.
Esse é o segundo transformador de energia eólica de grande porte a passar por Pernambuco em pouco mais de um mês. O primeiro equipamento começou a ser levado de Suape para a Paraíba em 14 de março e atraiu curiosos para acompanhar a passagem da estrutura pela BR 10, gerando memes na internet.
Comboio que leva segundo transformador de energia eólica ficou parado em curva de descida do Viaduto Miguel Arraes, em Paulista
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias