

Portaria oficial autoriza convocação do Concurso Unificado – Foto: Wavebreak Media LTD/ND
Após meses de expectativa, o Governo Federal autorizou a convocação de 4.330 aprovados no Concurso Unificado, o maior certame da história do país.
A nomeação será feita por 16 órgãos públicos e deve começar ainda em maio, beneficiando cargos de nível médio e superior.
Governo libera convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
A espera acabou para quem foi aprovado no “Enem dos concursos“. A chamada foi oficialmente autorizada pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), por meio da Portaria n.º 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Serão 4.330 candidatos convocados nesta etapa, distribuídos entre 16 órgãos e entidades federais, como os ministérios da Agricultura, Cultura, Saúde, Gestão e Planejamento, além de instituições como IBGE, Inep, Funai, Incra e AGU.

Governo prepara convocação de mais de 4 mil aprovados no ‘Enem dos concursos’ – Foto: Agência Brasil/EBC/ND
Como vai funcionar
A convocação do concurso unificado será feita diretamente por cada órgão, que ficará responsável por nomear e dar posse aos seus respectivos aprovados.
Segundo o MGI, os primeiros atos de nomeação devem ser publicados já neste mês de maio, especialmente para cargos que não exigem curso de formação como etapa final do certame.
Cargos e salários autorizados
As vagas autorizadas contemplam nível médio e superior nos oito blocos temáticos do CNU.

Candidatos comemoram convocação no Concurso Unificado após meses de estudos e espera – Foto: Pexels/Reprodução/ND
Os cargos incluem funções como:
- Analistas;
- Técnicos;
- Especialistas;
- Pesquisadores.
Os salários variam entre R$ 3.741,84 e R$ 22.921,71, dependendo da função e do órgão público de lotação.
Já tem data para a próxima edição?
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado está prevista para o segundo semestre de 2025, segundo a ministra Esther Dweck. O novo edital deverá seguir a mesma estrutura da edição anterior, com centralização de vagas e unificação de provas.