
Teste do etilômetro apontou índice de embriaguez quase duas vezes acima do limite da lei. Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por conduzir veículo sob efeito de álcool – com um índice de embriaguez quase duas vezes acima do limite da lei. A abordagem ocorreu na BR-316, na manhã desta quarta-feira (30), no município de Valença do Piauí.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O condutor dirigia um caminhão quando foi parado pela equipe de fiscalização. Ele se submeteu voluntariamente ao teste do etilômetro, que apontou valor de 0.51 mg/L [miligramas de álcool por litro de ar], índice que configura crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com o resultado foi constatado o crime de conduzir veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. O motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí. O caminhão foi recolhido ao pátio da PRF.
Ação aconteceu em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) durante uma fiscalização de rotina.
LEIA TAMBÉM
Condutores são presos por embriaguez no trânsito e falta de habilitação em Parnaíba
PI registra 178 mortes em acidentes; mais de 70% das vítimas não tinham CNH
PI lidera internações e ocupa 3º lugar em mortes por álcool no trânsito
O caso chama atenção diante do panorama alarmante dos acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool no Piauí. O estado foi o terceiro do país com maior taxa de óbitos por essa causa, registrando 9,3 mortes a cada 100 mil habitantes em 2021.
O dado é do dossiê “Panorama dos acidentes de trânsito por uso de álcool no Brasil”, divulgado em 2023 pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).
Apesar de uma redução de 15% nos índices de mortalidade entre 2010 e 2021, os dados de internações hospitalares revelam uma tendência oposta.
O Piauí teve a maior taxa do Brasil no mesmo ano: 85,2 internações por 100 mil habitantes — um aumento de 78% no período analisado.
O levantamento também mostra que os homens são as principais vítimas, representando 90,5% dos óbitos e 85,3% das internações. Entre os envolvidos, os motociclistas se destacam pela crescente participação nos casos de internação.
O condutor registrou 0,51 mg/L. Isso é 0,47 mg/L acima do limite administrativo. Ou seja, quase duas vezes o permitido por lei.
Reprodução
*Pedro Lima, estagiário sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube