

Samba-enredo da Salgueiro sobre Balneário Camboriú é expectativa “sem pressa” de ambas as partes – Foto: Internet/Reprodução
Balneário Camboriú, nossa “Dubai brasileira”, pode se tornar samba-enredo de samba da Acadêmicos do Salgueiro no Rio de Janeiro? Sim, é verdade esse bilhete. Entretanto, as conversas ainda estão no início — na fase de namoro entre a escola e a cidade do Litoral Norte catarinense.
A aproximação de um possível Samba-enredo da Salgueiro sobre Balneário Camboriú partiu da musa e influenciadora Tati Barbieri, natural de Blumenau, no Vale do Itajaí, que compartilhou com a presidência da escola a grandiosidade de Balneário Camboriú.
O que há de concreto até esta quarta-feira (30) é que a escola deve trazer alguns eventos para a cidade, como a tradicional Feijoada da Salgueiro — uma espécie de carnaval fora de época. Essa é uma meta traçada por Evandro Neiva, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, desde o período de transição.
“Ainda é uma conversa sem pressa, de aproximação, tanto da Salgueiro com Balneário quanto de Balneário com a Salgueiro. Isso está acontecendo desde dezembro. A gente vem conhecendo um pouco mais a escola. A ideia é estreitar os laços com algumas parcerias e consultorias”, destaca Neiva.
O objetivo é consolidar Balneário Camboriú como um destino turístico “além do sol e mar”, reacendendo o interesse dos visitantes pelo carnaval e pelos eventos culturais da cidade.

Salgueiro e Balneário Camboriú “namoram” intercâmbio com eventos e projetos sociais – Foto: Internet/Reprodução
Samba-enredo da Salgueiro sobre Balneário Camboriú é uma possibilidade “sem pressa”
“A gente vem conversando, conhecendo o trabalho do carnaval. Isso, claro, pode futuramente se desenvolver em uma parceria de samba-enredo. Mas não tem nada definido, precificado ou fechado. Existe apenas uma aproximação entre as duas instituições: o município e a escola de samba”, enfatiza.
Sobre a expectativa de um samba-enredo, a Salgueiro esclareceu que quem está cuidando dos detalhes é a presidência da escola. Por ora, o que está definido com Balneário Camboriú é uma parceria para eventos. E, quem sabe, mais adiante, um enredo. “Não temos enredo definido para 2026”, reforça a escola.
Projetos sociais e carnaval fora de época são pontos de partida
Outra frente importante das tratativas é com o setor social da Salgueiro. “Estamos avaliando como poderíamos, aos poucos, implementar um projeto social e educacional, com escolinhas de bateria, percussão… Enfim, conhecer um pouco mais sobre o universo do carnaval para ver se isso pode nos ajudar a desenvolver o nosso, dentro da realidade de Balneário Camboriú”, explica o secretário.
Neiva também menciona o planejamento de trazer eventos fora da época de carnaval, como desfiles, apresentações da bateria em datas comemorativas da cidade e, claro, eventos pontuais como a feijoada.