

Glauber Braga pode ser cassado – Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução/ND
Após um pedido de adiamento, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) está votando nesta terça-feira (29) a análise do processo que pode levar à cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
A comissão vai decidir sobre o recurso apresentado pelo deputado, que questionou a decisão do Conselho de Ética pela punição de perda de mandato.
A etapa de análise começou na última semana, quando o relator do caso, Alex Manente (Cidadania-SP), apresentou posição contra o recurso e continuidade do processo de avaliação do mandato na Câmara.
Acompanhe ao vivo a votação sobre o recurso de Glauber Braga:
Manente justificou que a solicitação apresentada por Glauber Braga questiona o mérito do processo do Conselho de Ética, e argumentou que o ponto não faz parte da análise que cabe à comissão, o que impediria um atendimento na CCJ.
A votação foi adiada e o relatório será agora avaliado pelos demais participantes da comissão. Nos bastidores, parlamentares apontam que os deputados devem seguir o relator. A previsão indicada é de que o recurso seja rejeitado e o caso vá para votação no plenário da Câmara.
Caso aconteça, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu que não pautará a votação para cassar o mandato antes de 60 dias. O prazo foi estabelecido para que Glauber exerça a ampla defesa de seu mandato.