‘Na segunda tentativa eu consegui tirar a batata’, lembra menino de 9 anos que salvou irmã de engasgo em Manaus


Acidente doméstico aconteceu no domingo (27), no bairro Novo Aleixo, durante o jantar em família. Menino de 9 anos salva irmã de engasgo após aprender técnica em programa de bombeiro mirim
Benjamin Noah, de nove anos, salvou a irmã de 1 ano de um engasgo com batata durante um jantar em família, no último domingo (27), em Manaus. O acidente aconteceu na casa da família, no bairro Novo Aleixo, e só não terminou em tragédia graças a ação rápida do menino, que aplicou a manobra de Heimlich – técnica aprendida no Programa Bombeiro Mirim. “Na segunda tentativa eu consegui tirar a batata”, disse a criança.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em entrevista à Rede Amazônica, a família lembrou os momentos de tensão ao constatar que a pequena Isadora, de apenas um ano, se engasgou com o alimento.
“Ela se engasgou com um pedaço de batata, eu perguntei o que estava acontecendo para os meus pais. Ela começou a tossir bem forte e a tentar respirar”, contou Benjamin Noah.
Na ocasião, Noah não pensou duas vezes e aplicou a técnica de desengasgo que aprendeu como bombeiro mirim.
“Eu comecei a fazer a manobra de desengasgo no formato de J reverso e na segunda tentativa eu consegui tirar a batata da goela dela”, disse o menino.
A mãe, Luciane Dantas, de 30 anos, relembrou o susto e a surpresa com a atitude do filho. “Quando a Isadora passou mal ele disse: ‘mãe, mãe, eu sei, eu sei’; respondi: ‘menino eu estou nervosa’. Logo ele disse: ‘não, mãe, me deixe, a senhora não pode bater nas costas dela, eu sei fazer direitinho’. Então, ele aplicou [a manobra] e resolveu mesmo o problema. O Noah é aplicado”, disse emocionada.
O pai, Felipe Araújo, de 31 anos, também se mostrou orgulhoso do filho mais velho. “Uma sensação imediata de alívio. A gente tem a sensação que ele tá preparado, tá sendo bem instruído e, em qualquer situação dessas, ele tá bem disposto a cumprir seu objetivo que é cuidar das suas irmãs”, salientou.
O orgulho é compartilhado também pelos instrutores. Benjamin Noah faz parte do Programa Educacional Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas, há apenas dois meses. Ele integra a unidade do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) e, entre muitas disciplinas, já aprendeu bastante sobre primeiros socorros.
“É uma grande satisfação, uma sensação de dever cumprido ver um aluno do BIFMA realizando a manobra de desengasgo dentro da família. Ele recebeu essa instrução agora em março, no dia 21, e já aconteceu esse sinistro dentro de casa e ele teve toda capacidade técnica de agir, teve calma pra orientar inclusive seus pais que não tinham o conhecimento de como fazer a manobra”, explicou a tenente dos bombeiros, Izalene Portela.
Apesar do susto, a experiência já faz Noah olhar para o futuro vislumbrando uma carreira na área da saúde e ajudar mais pessoas.
“Eu também posso me formar como médico da Marinha, Aeronáutica ou Bombeiro ou das Forças Armadas. Isso que eu quero ser”, disse o menino. “Permissão para sair”, completou.
Programa Bombeiro Mirim
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Governo do Amazonas voltada para crianças e adolescentes de 8 a 13 anos. O projeto oferece aulas três vezes por semana, durante oito meses, com conteúdos sobre cidadania, primeiros socorros e prevenção de acidentes. Entre 2022 e 2024, mais de 3 mil alunos participaram da iniciativa.
Menino utilizou técnica que aprendeu durante o projeto do Governo do Amazonas
Arquivo pessoal
Menino de 9 anos salva irmã após engasgo em Manaus.
Divulgação
Médico explica como socorrer bebês em caso de engasgo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.