

Lucas encontrou a Polícia Militar que devolveu a bicicleta na última semana – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Com espírito empreendedor desde cedo, Lucas Schmidt, de 10 anos, encontrou nos ovos de codorna uma maneira de juntar dinheiro para realizar um desejo: comprar a bicicleta dos sonhos.
Poucos dias após quitar a última parcela, o morador de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, teve uma grande decepção: a fiel companheira foi furtada, e o sonho, por um momento, pareceu desmoronar. Mas na última semana, a história ganhou um novo capítulo e, felizmente, com um final feliz.
Bicicleta foi encontrada em área de mata
A bicicleta dos sonhos de Lucas foi furtada em Pinhalzinho e localizada pela Polícia Militar em uma área de mata no município de Irani, a cerca de 150 km de distância.
Após trocarem mensagens e confirmarem a identidade do proprietário, os policiais conseguiram localizar Lucas e marcaram um encontro para a devolução. A entrega da bicicleta aconteceu na última semana, em Irani.
O comandante do primeiro grupo do terceiro pelotão da primeira companhia do 20º Batalhão, sargento Gilberto Rech, contou que a bicicleta foi encontrada durante uma abordagem policial no município.
Na ocasião, dois suspeitos foram abordados, mas como nada de irregular foi constatado no momento, ambos foram liberados. Logo depois, a equipe notou duas bicicletas abandonadas em meio à mata. Apesar das buscas, os suspeitos não foram mais localizados.
Em busca do dono da bike
Diante da situação, o sargento Rech começou a trocar informações com colegas de outros municípios na tentativa de encontrar os donos dos veículos. Foi assim que a informação chegou até Ronaldo Schmidt, pai de Lucas, que entrou em contato com o policial.
Após apresentar provas que confirmavam a propriedade da bicicleta, a devolução foi combinada.
“É um caso nobre, que valoriza a luta do menino por conseguir comprar sua bicicleta e, quem sabe, realizar sonhos ainda maiores no futuro. Para nós é gratificante. É com imensa satisfação que conseguimos recuperar o bem de alguém”, destacou Rech.
Agora, a Polícia Civil segue com a investigação para identificar os responsáveis pelo furto e descobrir quem é o proprietário da segunda bicicleta encontrada no local.

Lucas conquistou a bicicleta dos sonhos, que foi furtada em Pinhalzinho – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Da realização de um sonho ao choro da perda
A mãe de Lucas, Alessandra Cervinski, explica que tudo começou com o desejo do pequeno de ter um animal de estimação. Porém, a família não poderia ter, pois Alessandra faz doces para vender.
Então, Lucas ganhou codornas dos avós e passou a vender os ovos para a vizinhança. “Ele vendia os ovinhos, comprava ração e guardava o dinheiro que sobrava”, explica Alessandra.
Além disso, quando decidiram criar as codornas, um amigo da família deu a Lucas uma gaiola de seis andares, com bebedouro automático, como incentivo para o pequeno negócio.

Lucas vendeu ovos de codorna para comprar a bicicleta dos sonhos – Foto: Arquivo Pessoal/ND
A bicicleta dos sonhos
Durante uma roda de chimarrão, na praça de Modelo, município do Oeste, Lucas viu a bicicleta dos sonhos e revelou aos pais seu desejo de tê-la. No entanto, Alessandra explica que, naquele momento, a família não tinha condições de comprar a bicicleta.
Para realizar o sonho do filho, os pais reuniram o dinheiro que Lucas havia guardado, acrescentaram um pouco e compraram a bicicleta. O restante do valor foi parcelado em 10 vezes, com Lucas se comprometendo a pagar com o dinheiro das vendas.
Em janeiro deste ano, o menino pagou a última parcela da bicicleta. A família, que morava em Modelo, se mudou para Pinhalzinho, e em uma quinta-feira de manhã, Lucas foi para o treino de futebol. Quando saiu para pegar a bicicleta, percebeu que ela não estava mais no local onde a havia deixado.
Desolado, voltou para casa chorando e contou para a mãe o que havia ocorrido. “Eu larguei tudo o que estava fazendo e fui registrar o boletim de ocorrência. Fomos até o ginásio e percorremos vários lugares em busca da bicicleta, mas não encontramos nada”, conta Alessandra.

Lucas vendeu ovos de codorna para comprar a bicicleta dos sonhos – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Menino teve febre por dois dias
A dor foi tão grande que o menino teve febre por dois dias após o furto. “Ele ficou muito triste, todos nós ficamos, pois sabíamos do esforço que ele teve para conseguir comprar a bicicleta dos sonhos”, revela a mãe.
A busca pelo paradeiro do veículo se intensificou quando o avô de Lucas, Idacir Schmidt, divulgou a foto na internet. A informação comoveu a comunidade, que se uniu e espalhou a corrente em busca da fiel companheira do menino, furtada.
De joelhos dobrados
Os dias passaram, e Lucas, incentivado pela mãe, começou a orar, pedindo a Deus para que a bicicleta fosse devolvida. Alessandra observava o filho, de joelhos no quarto, orando diversas vezes, sempre com a mesma fé.
“Um dia ele me pediu para ir à igreja comigo. Era lindo de ver a devoção dele em pedir para Deus para trazer a bike de volta”, explica a mãe.
A família, já quase sem esperanças, pensava em juntar dinheiro para comprar uma nova bicicleta para o aniversário de Lucas. “Sempre falei para ele que, se alguém tivesse a bicicleta, que fizesse bom uso ou a deixasse em algum lugar”, diz Alessandra.
Passou-se mais de um mês, e a família já havia dado a bicicleta como perdida. Porém, em uma terça-feira à noite, um amigo entrou em contato com o sogro de Alessandra, informando que o sargento havia postado a foto das bicicletas em busca dos donos. Ao ver a imagem, o amigo logo reconheceu a bicicleta de Lucas.
O reencontro foi marcado, e a bicicleta dos sonhos finalmente voltou para as mãos do menino. “Ele mandou um áudio para o sargento, agradecendo imensamente pelo trabalho deles”, conta a mãe.
Um pedido especial após recuperar a bicicleta dos sonhos
Alessandra estava trabalhando quando o marido e o filho viajaram até Irani para buscar a bicicleta. Ao chegar em casa, foi surpreendida por um pedido de Lucas, que, visivelmente feliz, disse: “Mãe, agora precisamos ir à igreja, para agradecer a Deus por encontrarem a minha bicicleta.”

Com a venda dos ovos, Lucas conquistou a bicicleta dos sonhos – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Agora, com a bicicleta dos sonhos de volta, o menino pode voltar a pedalar feliz pelas ruas de Pinhalzinho. Lucas conta com a companhia especial do irmãozinho Leonardo Schmidt, de apenas 3 anos, que já é o ajudante oficial na hora de recolher os ovinhos e não esconde a alegria de acompanhar o mano em novas aventuras sobre duas rodas.