Igreja ortodoxa russa diz que papa teve papel significativo no diálogo com Igreja Católica; relembre atrito entre Francisco e patriarca Kirill


Porta-voz da igreja ortodoxa russa declarou que Francisco foi ‘personalidade de grande importância’ no desenvolvimento da cooperação entre as duas instituições. Papa beija símbolo da igreja ortodoxa russa em colar do número 2 da igreja, o bispo Anthony, em encontro no Cazaquistão, em 14 de setembro de 2022.
Vatican Media via Reuters
O Papa Francisco, que morreu na manhã desta segunda-feira (21), desempenhou um papel significativo no desenvolvimento de contatos entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana, disse o Patriarcado de Moscou.
De acordo com agência de notícias russa TASS, Hieromonge Stefan Igumnov, porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa, afirmou que Francisco ajudou a desenvolver o contato entre as duas instituições nos últimos anos.
“A comunicação entre o Patriarcado de Moscou e a Igreja Católica Romana tem se desenvolvido rapidamente em todos os níveis nos últimos anos. As partes têm se envolvido em uma ampla gama de questões, incluindo a cooperação na área humanitária. A personalidade do Papa Francisco foi de grande importância no desenvolvimento dessa cooperação”, disse o porta-voz.
Em setembro de 2022, durante encontro de líderes religiosos no Cazaquistão, o papa Francisco se reuniu com o bispo Anthony, o número 2 da igreja ortodoxa. Na ocasião, ele pediu que “o sagrado” não fosse usado “como suporte para o poder”, em uma crítica à guerra na Ucrânia.
“Deus é paz. Ele sempre nos guia no caminho da paz, nunca no da guerra”, declarou o pontífice na reunião. “O sagrado nunca deve ser um suporte para o poder, nem o poder um suporte para o sagrado”.
A fala foi vista como direcionada ao líder da igreja ortodoxa russa, o Patriarca Kirill, que apoia a invasão da Ucrânia e havia cancelado participação no encontro no Cazaquistão.
No início de 2022, Kirill criticou Francisco, que chamou o líder religioso russo de ‘coroinha’ do Putin.
A morte do Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
VÍDEOS: Papa Francisco e o Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.