
Vídeos mostram momento do resgate. Menina de 7 anos sobreviveu porque sofá virou quando foi empurrado pelos escombros e protegeu menina embaixo dele. Menina de 7 anos ligou para a irmã debaixo de escombros de casa que desabou em Viana
A menina de sete anos que sobreviveu após o desabamento de uma casa de dois andares, em Viana, na Região Metropolitana, na noite desta sexta-feira (18), conseguiu fazer uma ligação para a irmã mais velha, mesmo debaixo dos escombros, de acordo com os vizinhos. A ação agilizou e ajudou no resgate de Jasmin Nunes com vida.
A criança foi protegida por um sofá, que virou de cabeça quando foi empurrado pelos escombros e acabou impedindo que fosse ferida com gravidade. Os pais, José Antônio Nunes, de 56 anos, e Joelma de Souza Ferreira, 48 anos, não resistiram e foram retirados sem vida da casa.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Imagens feitas por testemunhas mostram a ação dos bombeiros para resgatar Jasmin. Os pedaços da casa foram retirados manualmente, com a ajuda de uma motosserra. É possível ver também que, depois que já está na maca, os socorristas conversam com a menina e perguntam com quem ela estava na casa. (assista acima)
Filha mais velha não estava em casa e recebeu ligação da irmã
A filha mais velha do casal, uma jovem de 24 anos que também morava na residência, saiu para lanchar com o noivo e voltou cerca de cinco minutos depois do desmoronamento.
Ao chegar, a jovem se deparou com o incidente e viu o esforço dos vizinhos para tentar localizar os seus familiares enquanto o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não chegavam ao endereço.
Jasmin Nunes, de 7 anos, ligou para a irmã debaixo de escombros e pediu ajuda para ser retirada de casa que desabou em Viana, no Espírito Santo.
Reprodução
O montador, Ruan Pablo, mora na casa ao lado da que desabou e correu para a rua quando ouviu o estrondo. O vizinho relatou que viu quando a filha mais velha do casal atendeu a ligação da irmã, que estava debaixo dos escombros. Outros vizinhos também comentaram sobre a ligação.
“A menina conseguiu ligar pra ela e falou onde estava mais ou menos. Aí a gente foi em cima do local que seria. Eu consegui ouvir o grito da menina, ela estava gritando. […] A irmã mais velha desmaiou, os familiares levaram ela pra dentro da casa da frente, o noivo passou o telefone pra gente”, contou.
Foram os vizinhos que conseguiram localizar a primeira vítima, o pai José Antônio Nunes, e depois Jasmin, antes dos bombeiros chegarem. A mãe Joelma foi a última a ser localizada.
Sobre o caso
Casa de dois andares desaba, mata casal e filha de 7 anos é resgatada de escombros no ES
A casa de dois andares que desabou na noite desta sexta-feira (18), fica no bairro Areinha, em Viana. Jasmin Nunes, de 7 anos, foi a única resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros. José Antônio Nunes, de 56 anos, e a esposa Joelma de Souza Ferreira, de 48 anos, morreram no local.
Chovia no momento do desabamento, que aconteceu por volta de 23h. Segundo testemunhas, minutos antes da casa desmoronar, o casal e a filha estavam sentados no sofá da sala, o pai teria ido para outro cômodo, enquanto mãe e filha permaneceram no local.
Casa de dois andares desaba, mata casal e criança é resgatada de escombros no Espírito Santo
João Brito/TV Gazeta
LEIA TAMBÉM:
Homem é morto a tiros dentro de carro com sobrinhos no banco traseiro no ES
Cavalo morre atropelado e quatro pessoas ficam feridas em Anchieta, ES
Corretor de imóveis suspeito de aplicar golpe milionário em Santa Catarina é preso no ES
Casa apresentava rachaduras
O tio de José Antônio, Lourival Vidal, mora na mesma rua e disse que era uma tragédia anunciada. Contou que alertava o sobrinho sobre a possibilidade do desmoronamento.
“Esse barulho que eu ouvi, já imaginei. Desci com a marreta na mão pra poder tentar resgatar alguém. Precisava quebrar laje, parede, precisava resolver. E constatamos que ele já tinha falecido. É uma casa que foi mal estruturada, fundação mal feita. A gente via as condições da casa. Não tinha condições de ninguém morar nessa casa mais. Estava totalmente rachada. Eu sempre aconselhava ele pra poder deixar essa casa. Eu ofereci ajuda”, relembrou o tio.
A família estava construindo uma outra casa, no terreno ao lado. O casal morava no imóvel há mais de trinta anos.
Casal morava há 30 anos na casa dois andares que desabou em Viana, Espírito Santo
Arquivo Pessoal
Defesa Civil não identificou riscos em casas vizinhas
A Defesa Civil de Viana esteve no local e constatou que não há risco para outras estruturas próximas, mas orientou os moradores para entrar em contato caso notem alguma mudança nas casas.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo