Com quatro casos registrados, Bauru vira o epicentro do sorotipo 4 da dengue no estado de SP


Confirmação de casos pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (8) alerta também para a disseminação do vírus em todo o centro-oeste paulista. Mutirão contra a dengue é intensificado em Bauru após avanço de casos e mortes na região
Quatro casos de dengue tipo 4 já foram confirmados no estado de São Paulo em 2025 — todos registrados em Bauru, no interior de São Paulo. Com isso, o município tornou-se o epicentro da nova linhagem viral no estado, segundo especialistas.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A confirmação dos casos foi feita pela Secretaria de Saúde de Bauru na terça-feira (8). Depois disso, o município passou a ter circulação de todos os principais sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Bauru é, até o momento, a única cidade do estado a registrar casos confirmados da nova linhagem em 2025. Há apenas uma outra suspeita em investigação em um município não divulgado.
Em entrevista à TV TEM, o infectologista Alexandre Naime, do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu (SP), alertou que o risco se estende a outras cidades da região centro-oeste do estado.
“É um sorotipo que não detectávamos há muito tempo. A população não tem imunidade contra ele. Infecções anteriores pelos sorotipos 1 ou 2, por exemplo, não garantem imunidade cruzada contra o tipo 4. A nossa preocupação é uma possível explosão no número de casos com a chegada desse novo sorotipo”, explicou.
Bauru se torna epicentro do sorotipo 4 da dengue no estado de SP, alertam especialistas
TV TEM /Reprodução
O especialista lembra que uma infecção por um tipo de dengue só garante imunidade contra aquele sorotipo específico, o que representa um risco maior para quem já teve a doença.
“A gravidade tende a aumentar em infecções subsequentes. A segunda, terceira ou quarta infecção pelo vírus da dengue pode ser potencialmente mais grave”, alerta.
Ainda segundo Naime, as infecções não seguem uma ordem obrigatória de sorotipos.
“A numeração dos vírus é apenas uma nomenclatura. Um indivíduo pode, por exemplo, ser infectado primeiro pelo sorotipo 4 e depois pelo 1. Isso ocorre de forma aleatória”, finalizou.
A Secretaria de Saúde de Bauru informou que já iniciou ações emergenciais, como nebulização costal, bloqueio de criadouros do mosquito e busca ativa por novos casos.
Especialista esclarece dúvidas sobre o tipo 4 da dengue no interior de SP
Situação da dengue no centro-oeste paulista
Até esta quarta-feira (9), a região centro-oeste do estado já contabiliza 56 mortes por dengue em 2025 e um total de 46.218 casos confirmados da doença.
Sintomas da dengue
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. Em casos assintomáticos, a pessoa pode não perceber que está com a doença. Porém, quando sintomática, os principais sinais incluem:
Febre alta (entre 39ºC e 40ºC) de início súbito;
Dor de cabeça intensa;
Dor atrás dos olhos;
Dores musculares e articulares;
Náusea e vômito;
Manchas vermelhas no corpo.
O Ministério da Saúde orienta que qualquer pessoa com sintomas suspeitos procure atendimento médico imediato para diagnóstico e tratamento adequados.
Sintomas da dengue
arte/g1
Sinais de alarme para casos graves:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos no corpo;
Sangramentos em mucosas;
Hemorragias.
Prevenção
Para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é fundamental eliminar qualquer ponto de água parada:
Tampe caixas d’água e piscinas;
Fure pneus velhos ou descarte corretamente;
Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
Lave e esfregue os pratinhos de plantas semanalmente;
Cubra baldes e vasos ou guarde-os virados;
Limpe bebedouros de animais com frequência;
Mantenha calhas e lajes limpas e sem água acumulada.
O mosquito da dengue prefere ambientes escuros e se reproduz em água limpa e parada, por isso a vigilância diária é essencial.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.