

Trânsito na ponte Hercílio Luz passa por mudanças – Foto: Germano Rorato/ND
Desde o fim de março, motoristas que acessam a Ilha pela ponte Hercílio Luz enfrentam uma nova rota de entrada. A mudança, implantada na região Continental, visa melhorar o fluxo de veículos em horário de pico, mas tem gerado insatisfação por parte de alguns condutores.
A operação, coordenada pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), segue em vigor enquanto a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade se prepara para iniciar obras no local ainda neste mês.
Futura rotula no acesso à ponte
A principal alteração afeta o acesso à ponte Hercílio Luz para quem vem do Estreito pela rua General Eurico Gaspar Dutra. Neste trajeto, a partir das 6h30 até as 9h, de segunda a sexta-feira, os veículos que seguiam até o fim da via agora são obrigados a dobrar à direita na avenida Governador Ivo Silveira e acessar a rua Quatorze de Julho pela rua Visconde de Cairú.
A obra prevê uma futura rotatória que permitirá o retorno à esquerda, possibilitando o acesso organizado à Quatorze de Julho e, em seguida, à ponte Hercílio Luz.

GMF organiza o trânsito na ponte Hercílio Luz – Foto: Germano Rorato/ND
De acordo com o chefe de Comunicação Social da GMF, Samuel Alves de Souza, o objetivo é reduzir conflitos entre as vias e aumentar a segurança no trecho.
“Neste ponto na cabeceira continental da ponte havia um conflito bastante grande na conexão das ruas Quatorze de Julho e General Eurico Gaspar Dutra. Já houve brigas, buzinaço e até situações de vias de fato. Com essa mudança, buscamos melhorar o acesso e garantir mais fluidez e segurança”, explicou.
Apenas ônibus estão autorizados a seguir pela General Eurico Gaspar Dutra até o ponto final, já que há uma parada de transporte coletivo na via. No entanto, segundo Samuel, nem isso será mantido após o início das obras.
“Estamos antecipando a organização do fluxo para que, quando as obras começarem, a população já esteja adaptada. A ideia é reorganizar as faixas, aumentando para quatro, sendo duas voltadas para o retorno à esquerda em direção à ponte”, afirmou.

O objetivo das mudanças do trânsito na Ponte Hercílio Luz é reduzir conflitos entre as vias e aumentar a segurança no trecho – Foto: Wilson Ricardo/ND
A mudança no trânsito do acesso à ponte Hercílio Luz, embora gere lentidão, tem sido monitorada pela equipe da GMF, que identificou melhora gradual na fluidez. “Sabemos que ainda há retenção, especialmente por conta do período de adaptação. Mas o trânsito está fluindo, ainda que devagar. A expectativa é de que, com a conclusão das obras, haja uma melhora significativa no tempo de deslocamento”, destacou Samuel.
Opiniões são divididas sobre trânsito na ponte Hercílio Luz
A avaliação da GMF é respaldada por testes realizados no fim de 2024, que indicaram resultados positivos. Segundo Samuel, linhas de ônibus que utilizam o trecho tiveram redução média de até 10 minutos no tempo de trajeto.
Mesmo assim, entre os motoristas, a opinião é dividida. A médica Cássia Soares disse estar insatisfeita com a nova configuração. “Dessa forma está complicado. Eu preferia a mudança que eles tinham feito antes, de mudança das pistas na ponte”, reclamou. Já o desenvolvedor Pedro Cardoso demonstrou compreensão. “Tem sido um pouco complicado, mas entendo que é necessário para reorganizar o trânsito”, avaliou.
A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade informou, por meio de nota, que a obra tem como foco a melhoria no fluxo de veículos e maior segurança para os condutores que acessam a ponte no sentido Continente-Ilha. A nova rótula, prevista no projeto, será instalada para facilitar o retorno à esquerda de forma segura e estruturada, evitando os conflitos registrados anteriormente.
A Guarda Municipal reforça que os condutores podem acompanhar todas as alterações viárias por meio do perfil oficial nas redes sociais ou acionar os agentes diretamente pelo número 153 em caso de dúvidas ou emergências.