
Eflúvio telógeno neonatal é uma questão hormonal e não requer tratamento. Assunto ficou em alta após um bebê viralizar nas redes sociais por não ter cabelo no meio da cabeça. Bebê ‘calvo’ viraliza na web após nascer parecendo ‘um senhor de 82 anos’
👶 Você já viu um bebê calvo? Pedro Gonzalez, de nove meses, viralizou após a mãe contar que ele não tinha cabelo no meio da cabeça e parecia “um senhor de 82 anos”. Apesar da surpresa de muitos internautas, a falta de fios é uma condição comum entre os recém-nascidos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Lorraine Lopes, de 39 anos, que é produtora de conteúdo e mãe de Pedro, contou que o filho nasceu com bastante cabelo, mas foi perdendo ao decorrer das semanas. O menino ficou com quase nenhum fio no meio da cabeça, mas com as laterais recheadas, parecendo calvo.
A moradora de Santos, no litoral de São Paulo, só percebeu a falta de cabelo quando os fios já tinham crescido, então ela não chegou a procurar um especialista na época. “Pelos comentários no vídeo, você percebe que é algo que acontece muito com os recém-nascidos”, explicou Lorraine.
De acordo com a médica pediatra do Hospital Infantil Menino Jesus, Luciana Becker Mau, a queda de cabelo nos primeiros meses de vida é uma condição normal e se chama eflúvio telógeno neonatal. Trata-se de uma questão hormonal e que, segundo ela, não requer tratamento.
“Durante toda a gestação, os folículos ficam em uma fase de crescimento por um período prolongado, por causa das alterações hormonais. Depois do nascimento, com a queda brusca dos hormônios, esses folículos entram em uma fase de repouso, que resulta na queda do cabelo”, disse.
Bebê ‘calvo’ viraliza na web após nascer parecendo ‘um senhor de 82 anos’
Arquivo pessoal
Luciana acrescentou que os recém-nascidos também podem ter queda de cabelo por atrito em regiões específicas da cabeça.
De acordo com a pediatra, geralmente os fios caem na parte de trás da cabeça porque os bebês ficam a maior parte do tempo deitados de barriga para cima, conforme as orientações de segurança para o sono e prevenção de morte súbita.
Mães
Luciana afirmou que a condição também pode acometer as mães, sendo chamado de eflúvio telógeno pós-parto. Segundo a especialista, as mulheres costumam ter bastante cabelo durante a gravidez, e sofrer com a queda dos fios após o nascimento do bebê.
“A mulher fica com o cabelo bem cheio [na gravidez]. Após o nascimento, com a queda de hormônios, caem todos os cabelos ao mesmo tempo. Normalmente, a gente tem um fluxo de crescimento e de queda de cabelo, o que fica mais proeminente nessas duas situações”, finalizou.
Veja as causas e tratamentos da calvície feminina:
Entenda as causas e tratamentos da alopecia, a calvície feminina
Bebê viralizou
A mãe contou que foi surpreendida ao ver fotos antigas do filho porque estava com saudade das primeiras semanas após o nascimento. “Comecei a ver umas fotos daquela época e notei o quanto ele era calvo e com cara de um verdadeiro senhor de 82 anos”, brincou.
Lorraine teve a ideia de montar um vídeo com fotos de Pedro aos dois meses de idade para compartilhar com a família, amigos e seguidores que a acompanham desde a gravidez. O conteúdo repercutiu acima do esperado e já ultrapassa três milhões de visualizações nas redes.
O vídeo ainda mostra que a falta de cabelo do bebê foi uma fase e, aos nove meses, ele tem mais fios no topo da cabeça.
Cabelo de bebê ‘calvo’ já começou a crescer no topo da cabeça
Arquivo pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos