
Alvos são comércios de vários tipos de segmento, como óticas, estacionamentos e clínicas. Crimes cresceram 26% em um ano. Empresários e comerciantes de Sumaré (SP) relataram insegurança com o aumento da quantidade de furtos na região central da cidade. A principal reclamação é de que os criminosos levam fios de cobre e aparelhos de ar condicionado.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), em janeiro e fevereiro deste ano, foram 143 ocorrências apenas na região central da cidade, enquanto que, no ano passado, o número no mesmo período era de 113 registros, o que equivale a uma alta de 26%.
Os alvos são comércios de vários tipos de segmento, como óticas, estacionamentos e clínicas. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informou que intensifica o policiamento baseado nos locais de maior incidência criminal e denúncias da população.
Em relação aos furtos de fios de cobre, as ações são concentradas em fiscalização em ferros-velhos para identificar os receptadores. Já a Guarda Municipal disse que faz ronda ostensiva em toda a cidade.
“A gente fica refém dessa situação. Criamos até um grupo entre moradores, para todo mundo poder se ajudar, porque está muito difícil”, disse um dos comerciantes.
“O prejuízo é muito grande. No fim do ano eu tive que parar de atender, em janeiro tive até um overbooking porque em dezembro eu tive que ficar fechado”, afirmou a dona de uma clínica.
Comerciantes de Sumaré reclamam de aumento de furtos
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas