
Na natureza, estratégias bizarras de sobrevivência não são novidade. Mas uma espécie de aranha levou isso a um novo nível: os machos literalmente ejetam o próprio pênis após o acasalamento — e ficam mais fortes por causa disso.
A espécie em questão é a Nephilengys malabarensis, uma aranha encontrada em partes da Ásia. Após o ato sexual, o macho abandona seu órgão reprodutor, que permanece preso à fêmea. Isso não apenas impede que outros machos a fecundem, como também transforma o macho em um guerreiro.

Aranha se fortalece após perder o pênis – Foto: Reprodução/ND
Aranha se fortalece após ejetar o pênis
Pesquisas mostram que, sem o peso do órgão genital, esses machos ficam mais ágeis e agressivos. Eles conseguem defender melhor suas parceiras de rivais, garantindo a sobrevivência da própria descendência. A remoção do pênis, curiosamente, também funciona como um tipo de “tampão” biológico, dificultando futuras cópulas da fêmea.
O comportamento é mais um exemplo das estratégias extremas encontradas no reino animal para garantir reprodução e perpetuação da espécie. E, nesse caso, o sacrifício pessoal do macho parece dar resultado: ele pode até perder o pênis, mas ganha em vantagem evolutiva.