
Você sabia que pode atrair prosperidade para sua casa com uma simples plantinha? Segundo a sensitiva Márcia Fernandes, ter uma dinheiro-em-penca na sua sala pode ajudar a movimentar as energias da abundância.

Decore sua casa com a planta que traia prosperidade, fortuna e beleza; dinheiro-em-penca atrai prosperidade – Foto: ShutterStock/ ND
“Eu mesma tenho uma na minha mesinha da sala”, contou Márcia. A dica é simples e poderosa: pegue uma moeda dourada (aquelas de valor mais alto, como R$1, por exemplo) e coloque sobre o vaso da planta – sem enterrar, apenas repousando por cima da terra.
A planta, além de baratinha, cresce rápido e forma aquela “penca” cheia de folhas, simbolizando a multiplicação financeira. Deixe a moeda ali e confie: a energia de prosperidade vai começar a circular.
Ah, e lembre-se: a planta gosta de sol indireto e deve ser regada com moderação.

Essa planta, dinheiro-em-penca, atrai prosperidade para o seu lar – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Cuidados com a planta dinheiro-em-penca
Segundo o biólogo, professor e doutor em Botânica Samuel Gonçalves, a planta popularmente conhecida como dinheiro-em-penca — também chamada de tostão — é muito mais do que um simples item decorativo. Ela é símbolo de prosperidade, fartura e boa sorte. “Na verdade, eu chamaria essa planta de euro ou libra, de tanto que eu valorizo”, brinca o especialista.
A crença popular diz que cultivar o tostão em casa atrai boas energias financeiras. E mais: presentear alguém com essa planta faz com que a abundância se multiplique para quem dá e para quem recebe.
Variedades da planta dinheiro-em-penca
Samuel destaca algumas variedades da planta:
- Tostão rosa (variegata): com folhas mescladas, apresenta um tom rosado ainda mais intenso quando exposta a bastante luz.
- Tostão bola: de formato compacto e folhas mais juntinhas.
- Tostão esmeralda: com aspecto pendente, forma uma verdadeira cabeleira verde exuberante.
- Outras plantas da família Commelinaceae, como o véu-de-noiva, também se encaixam no grupo das que trazem beleza e sorte ao ambiente.
Como cuidar corretamente?
Essas plantas são ideais para meia-sombra ou sombra, sendo perfeitas para ambientes internos com boa claridade. No entanto, também podem ser adaptadas ao sol — mas com cuidado: “É preciso fazer uma adaptação gradual, chamada rustificação. Do contrário, as folhas podem queimar”, explica Samuel.
Algumas dicas essenciais para o cultivo saudável:
- Umidade: gostam de substrato úmido, mas sem encharcar. Excesso de água pode apodrecer as raízes.
- Adubação: use fertilizante líquido para folhagens, como o 10-10-10, uma vez ao mês. Evite adubos granulados que podem queimar folhas e caules.
- Substrato ideal: leve, fértil e com boa drenagem, para garantir oxigenação às raízes.
- Multiplicação: extremamente fácil — qualquer pedacinho do caule enraíza com facilidade em substrato úmido.
Dica extra de prosperidade
Segundo Samuel, além do poder decorativo e simbólico da planta, ela pode ser usada também no setor da prosperidade do Ba-guá (mapa energético do Feng Shui), reforçando a energia de fartura em casa.
“São plantas lindas, fáceis de cuidar e que espalham positividade por onde passam. E se você quer dobrar a energia da prosperidade, presenteie alguém com um tostão”, afirma o biólogo.