
O ND Mais deu início à votação popular para eleger a Osterbaum mais bonita da Rota do Enxaimel em Pomerode. Ao todo, foram 88 árvores de Páscoa inscritas no concurso, 18 da categoria associados e 70 de moradores. Este número é recorde, superando em 15 árvores o registrado em 2024.
A votação no ND Mais ocorre nos dias 9, 10 e 11 de abril. Os internautas têm a oportunidade de escolher, entre as diversas árvores decoradas, a que melhor representa a tradição da Páscoa. O resultado será divulgado no domingo (13).
Os responsáveis pelas árvores de Páscoa vencedoras serão premiados com kits de produtos e serviços oferecidos na Rota do Enxaimel em Pomerode. Um sorteio vai premiar dois participantes dos 70 inscritos.
Como votar?
Para votar no ND Mais na Osterbaum mais bonita da Rota do Enxaimel em Pomerode é simples:
- Confira as fotos (abaixo) das Osterbaums participantes;
- Escolha a sua favorita;
- Vá até a enquete (abaixo) e selecione o nome correspondente à árvore que mais gostou.
Fotos das árvores de Páscoa da Rota do Enxaimel em Pomerode
Nota: Há uma pesquisa incorporado dentro deste post, por favor visite o site para participar na enquete deste post.
O concurso
O Concurso Osterbaum Rota do Enxaimel é organizado pela Associação Rota do Enxaimel e valoriza a criatividade, harmonia e quem preserva a tradição de usar casquinhas naturais em galhos secos de árvores.
Neste ano, além da mais votada pelo ND Mais, serão premiados o primeiro e segundo lugar da mais bela árvore, o primeiro e o segundo lugar da maior árvore, uma exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 30 empresas e instituições.
A comissão julgadora foi composta por três pessoas indicadas pela Associação Rota do Enxaimel, excluindo seus membros, visando à imparcialidade na avaliação.
Ranice Dulce Trapp, coordenadora do Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora; Maurício Nienow, consultor da Associação Comercial de Pomerode; e Elton Hoffmann, tesoureiro da Rota Raízes Germânicas participaram da avaliação das árvores de Páscoa.
Rota do Enxaimel em Pomerode
Localizada na cidade mais alemã do Brasil, a Rota do Enxaimel em Pomerode é um convite para conhecer mais sobre a cultura alemã.
A Rota fica localizado no bairro Testo Alto, com um percurso de 16 km. A paisagem tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reúne 52 casas enxaimel, antiga técnica construtiva que utiliza tijolos e vigas aparentes de madeira.
Desde 2021, o destino é o único brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). O selo foi conquistado em reconhecimento a locais que combinam preservação da herança cultural e meio ambiente com desenvolvimento econômico.
Qual o significado da Osterbaum?
A tradição da árvore de Páscoa começou com os imigrantes alemães. Segundo a cultura germânica, a origem da Osterbaum é pagã. A árvore foi criada para comemorar o fim do inverno, decorando os galhos secos com ovos coloridos para receber a estação da primavera no hemisfério norte.
Aos poucos, no século XX, a tradição ganhou significados cristãos. Os galhos simbolizam a morte e sofrimento de Jesus e os ovos coloridos, remetem à alegria da ressurreição de Cristo. Já as cascas vazias representam que Cristo está vivo novamente, a renovação da vida.
Para os que montam a árvore da Páscoa em casa, tradicionalmente, ela começa a ser montada na quinta ou sexta-feira santa e desmontada no segundo domingo após a Páscoa.
Osterfest em Pomerode
Ela está de volta! A Osterfest em Pomerode, maior festa de Páscoa do Brasil, vai até o dia 20 de abril no Centro Cultural da cidade. O evento ficou famoso pelo maior ovo decorado do mundo e a osterbaum, a árvore de Páscoa.
A festa transforma a pequena cidade de Pomerode e oferece pintura de casquinhas, concursos típicos, parque para as crianças, os mascotes Fritz e Frida Hase, passeio de pônei e oficinas de artesanato e bolachas.
Em 2025, novas brincadeiras e um espetáculo inédito foram anunciados para a Osterfest em Pomerode. O musical “Vida” vai abordar os significados da Páscoa, combinando jogos, brincadeiras e atividades recreativas.
A peça conta a história de Coelhândia, cidade mágica habitada por coelhos onde o ovo sagrado é o símbolo máximo da Páscoa, representando união, esperança e prosperidade.
Todos os anos, os coelhos se reúnem para celebrar e proteger esse tesouro único. Porém, na véspera da Páscoa, algo inimaginável acontece: o Ovo Sagrado desaparece misteriosamente.
Durante a aventura em busca do símbolo perdido, os coelhos acabam descobrindo os verdadeiros significados da Páscoa. O espetáculo é direcionada às famílias, livre para todos os públicos.