‘Quer guerra comigo’: prefeito que ameaçou PM vira alvo de inquérito em SC

A Justiça de Santa Catarina autorizou a abertura de inquérito contra o prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), após ele ser flagrado ameaçando um policial militar durante uma abordagem de trânsito.

Prefeito que ameaçou PM vira alvo de inquérito em SC

Caso ocorreu em Bela Vista do Toldo – Foto: JMais/Reprodução/ND

A investigação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do estado em 26 de março, cerca de 20 dias após o pedido formal. O delegado responsável, Nadal Junior, afirmou que a solicitação precisou ser encaminhada para a Justiça devido ao foro privilegiado do prefeito.

Segundo Nadal, a apuração deve incluir a oitiva de testemunhas, dos envolvidos e outras diligências consideradas necessárias. O prazo inicial para conclusão do inquérito é de 30 dias, podendo ser prorrogado.

O caso ocorreu no dia 2 de março e veio à tona após a divulgação de imagens captadas pela câmera corporal de um dos policiais. O vídeo mostra Schiessl questionando a conduta dos agentes e ameaçando um deles: “Você quer guerra comigo?”, disse o prefeito no registro.


Discussão foi flagrada por câmera corporal do policial – Vídeo: JMais/Reprodução/ND

De acordo com a Polícia Militar, os agentes abordaram um motorista que dirigia sem cinto de segurança e apresentava sinais de embriaguez. O veículo estava com pendências administrativas e seria recolhido. O condutor, então, teria ligado para o prefeito, que foi até o local.

Ao chegar, Schiessl tentou intervir na ação e impedir que o carro fosse guinchado. O policial responsável respondeu apenas que estava cumprindo o que prevê a legislação de trânsito.

A discussão se intensificou até o momento em que o prefeito fez a ameaça. “Tem certeza do que você está fazendo? Você quer guerra comigo?”, repete.

O motorista foi preso por embriaguez ao volante e autuado por desacato. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou 0,48 miligrama de álcool por litro de ar expelido.

Prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), foi flagrando ameaçando um policial militar durante abordagem em março deste ano  – Vídeo: JMais/Reprodução/ND

A reportagem da NDTV Record tentou contato com o prefeito citado, mas até o fechamento não obteve retorno. O espaço segue aberto. O ND Mais também tentou contato com a prefeitura, mas também não obteve resposta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.