
Secrataria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) confirmou que o alerta é falso. É #FAKE anúncio da PM de SP sobre sequestradores que usam crianças e idosos para atrair vítimas
Reprodução
Voltou a circular em grupos de WhatsApp um comunicado atribuído à Polícia Militar de São Paulo com orientações para se prevenir de um golpe usado por sequestradores. Segundo a mensagem, os criminosos usam crianças e idosos para atrair vítimas para um cativeiro. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 Como é o comunicado falso?
O cartaz usa o logotipo da Polícia Militar de São Paulo e tem o título “NOTA DE AVISO PARA A POPULAÇÃO”. Em seguida, o texto diz:
“Alerte seus familiares, especialmente, filhos, sobrinhos, e também filhos de amigos, os próprios amigos, conhecidos, principalmente aqueles que sempre saem à noite. SE ENCONTRAREM UMA CRIANCA CHORANDO, OU UM IDOSO EM QUALQUER LUGAR, DIZENDO QUE ESTÀ PERDIDO, QUE TEM O ENDERECO NAS MÃOS, MAS NÃO SABE IR PARA CASA E PEDIR PARA VOCE LEVAR ATE NO ENDEREÇO CITADO NÃO LEVE !!!”
“Solicite imediatamente uma viatura policial para que esta faça a entrega da criança no endereço fornecido. Nunca siga até o endereço indicado !! Este é um novo método de SEQUESTRO, em que você leva a PESSOA ao endereço dado e lá estão marginais para tomar o seu carro e sequestrá-lo, levando-o para o cativeiro ou para sacar dinheiro em caixas eletronicos. A imaginação dos marginais para o MAL não para. O pior é que estão envolvendo crianças e idosos!! Esta modalidade de crime já vem ocorrendo em vários estados do Brasil. REPASSE POR FAVOR.”
⚠️ Por que a mensagem é falsa?
Procurada pelo Fato ou Fake, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) esclareceu que o comunicado é falso. Ou seja, esse alerta nunca foi feito pela PM do estado.
O intuito de publicações mentirosas como essa é causar pânico na população. O Fato ou Fake já desmentiu em 2022 um comunicado idêntico a esse atribuído à PM.
Viaturas da Polícia Militar de São Paulo.
Ciete Silvério/GESP
É #FAKE anúncio da PM de SP sobre sequestradores que usam crianças e idosos para atrair vítimas
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)