
Caso ocorreu na Paróquia Bom Jesus das Oliveiras, no Jardim das Oliveiras, Zona Leste de SP. Pároco lamentou vandalismo e chamou de ‘ato insano contra as imagens sagradas’. Polícia procura por homem que destruiu imagens de santo em igreja católica da Zona Leste de SP
A Polícia Civil identificou o homem que invadiu uma igreja católica e quebrou imagens de santos na região do Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele será investigado por ultraje a culto religioso.
O ataque ocorreu no domingo (6) e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem entra na igreja e fala com um fiel.
Na sequência, ele foi até a imagem de Bom Jesus, padroeiro da igreja, e a derrubou no chão. Depois, ele foi até a imagem de Santa Edwiges e fez a mesma coisa (veja acima).
Ainda conforme a SSP, o homem tem 28 anos e foi encontrado nesta segunda-feira (7) na cidade de Itaquaquecetuba depois que uma denúncia apontou que o responsável pelo ataque morava no município.
Vândalo destrói imagens dentro da Paróquia Bom Jesus das Oliveiras, no Itaim Paulista, Zona Leste de SP, em 06/04/2025.
Reprodução/Instagram
Ele foi conduzido ao 50º Distrito Policial (Itaim Paulista), onde confirmou ser o responsável por destruir as imagens, mas não informou o motivo.
Após o registro da ocorrência por ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo, ele foi liberado.
‘Rezem por nós e por essa pessoa’
A igreja fica na rua Antônio D’Amin, no Jardim das Oliveiras. O pároco da igreja, Genaldo Laurindo, disse nas redes sociais que as imagens ficaram completamente destruídas e sem nenhum tipo de reaproveitamento.
Quero lamentar esse fato ocorrido. Era alguém que queria falar comigo ou me agredir. Não me achando, partiu para a violência. A gente pede orações e compreensão dos fiéis, porque nos próximos dias, ou nos próximos meses, não teremos as duas imagens repostas. Rezem por nós e por essa pessoa que cometeu esse ato insano contra as imagens sagradas aqui do Bom Jesus das Oliveiras.
Em nota, a Diocese de São Miguel Paulista repudiou o ato de vandalismo:
“A Diocese de São Miguel Paulista, repudia com veemência o ato de vandalismo ocorrido na manhã de domingo 06/04, na Paróquia do Bom Jesus das Oliveiras, no Setor Itaim Paulista. A Igreja foi invadida por um indivíduo que violou e destruiu as imagens do Bom Jesus e de Santa Edwiges.
A Diocese de São Miguel Paulista manifesta sua solidariedade ao pároco e a toda comunidade de Fé do Bom Jesus das Oliveiras.
Convidamos a todos para rezarem em um ato de reparação contra esse situação lamentável. O desagravo pode ser feito mediante a participação na Missa, a visita ao Santíssimo Sacramento e orações nesta intenção”.
Paróquia mostram imagens vandalizadas neste domingo (06).
Reprodução/Instagram