Setres abre inscriçoes para Programa Trabalho Jovem no MA; saiba como se inscrever


As inscrições vão até o dia 1º de maio e o programa beneficia jovens entre 17 e 25 anos, Microempreendedores Individuais (MEI), além de micro, pequenas e médias empresas. É necessário morar em Bertioga, SP, ter mais de 18 anos, estar desempregado ou ser Microempreendedor Individual (MEI)
Divulgação/Sebrae
A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) abriu as inscrições para as empresas que desejam participar do programa que ajuda a inserir jovens no mercado de trabalho maranhense, o “Programa Trabalho Jovem – Eixo Auxílio à Contratação”. As inscrições vão até o dia 1º de maio e o programa beneficia jovens entre 17 e 25 anos, Microempreendedores Individuais (MEI), além de micro, pequenas e médias empresas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Nesta edição, estão sendo oferecidas 4 mil vagas, número superior à soma dos últimos quatro anos. O Programa Trabalho Jovem já inseriu diretamente no mercado de trabalho um total de 3.560 jovens até o ano de 2024. A partir da data de lançamento, as empresas interessadas em participar do Trabalho Jovem poderão fazer suas inscrições.
Como se inscrever
As empresas poderão se habilitar para participar do programa, que oferece um auxílio de R$ 1 mil para cada contratação de jovens entre 17 e 25 anos. O link para inscrição está disponível no site da Setres
Sobre o programa
Em 2024, o programa atingiu a participação recorde de 83 municípios do estado e 343 empresas inscritas. Com a abertura de 4 mil vagas em 2025, o número total de jovens inseridos no mercado de trabalho chegará a 7.560, proporcionando a primeira experiência profissional para muitos deles. A inscrição dos jovens acontecerá após a fase de cadastramento das empresas, por meio da rede Sine. Nas cidades que não forem atendidas pelo Sine, o cadastro dos jovens será feito pelas próprias empresas.
Esse número pode aumentar ainda mais com a inclusão do Edital do Trabalho Jovem Emergencial, lançado este ano pelo Governo do Estado, que oferece 325 vagas para os municípios de Carolina, Estreito e Porto Franco, em virtude da queda da Ponte Juscelino Kubitschek, que está passando por obras de reparo pelo Governo Federal.
Além do aumento no número de vagas, outra novidade do edital de 2025 é a previsão de cotas específicas para mulheres, população negra e quilombola, que são públicos com prioridade para inclusão social e devem ser beneficiados com essas cotas no programa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.