
Organização constatou também uso de anotações pelo corpo e sinais sonoros emitidos por celular. Nove suspeitas de irregularidades foram registradas e serão apuradas. Candidatos foram desclassificados. Concurso interno do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul investiga a suspeita de descumprimento de regras em um processo seletivo, entre elas, o uso de ponto eletrônico. O concurso ocorreu no domingo (6) em diversas regiões do estado e habilita soldados para a graduação de segundo sargento.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme a Corporação, foram constatados nove possíveis casos de transgressão às determinações previstas no edital. Seis candidatos foram encaminhados à Polícia Judiciária Militar por suposto uso de ponto eletrônico ou anotações escondidas pelo corpo. Eles foram liberados e vão responder ao processo em liberdade.
Em três casos, aparelhos eletrônicos emitiram sinais sonoros. “Mesmo estando acondicionados em envelopes devidamente lacrados”, afirma a instituição. Os candidatos foram desclassificados.
Em nota, o Corpo de Bombeiros sustentou que “tomará as providencias necessárias para que sejam apurados todos os fatos, adotando medidas legais cabíveis, tanto em aspectos disciplinares quanto processual penal militar”. (Leia abaixo a íntegra)
O certame está mantido. Foram registradas 876 inscrições para preencher 161 vagas.
“O referido processo seletivo seguirá o curso regular, cumprindo na íntegra o cronograma divulgado pela Academia de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul”, diz a Corporação.
Fachada de batalhão do Corpo de Bombeiros Militar no RS
Reprodução/RBS TV
Nota do Corpo de Bombeiros
NOTA OFICIAL:
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul esclarece que na data de 06/04/2025 foi realizado processo seletivo referente ao Curso Técnico em Segurança Pública 2025 – CTSP, que habilita soldados do CBMRS a ascensão para a graduação de segundo sargento do quadro de praças bombeiro militar, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 10.990, de 18 de agosto de 1997 e suas atualizações, em conformidade com a Lei Complementar nº 10.992, de 18 de agosto de 1997 e suas atualizações, e Lei Complementar nº 15.008, de 13 de julho de 2017.
O referido certame é organizado via procedimento interno do CBMRS, com o devido rigor necessário, para que haja lisura e transparência em todas as etapas, garantindo a seriedade e a imparcialidade do processo.
Durante a realização das provas foram constatados 9 (nove) casos que descumpriram as regras editalícias e as determinações do processo seletivo, dos quais três foram episódios de eliminação, em virtude de aparelhos telefônicos terem emitido sinal sonoro, mesmo estando acondicionados em envelopes devidamente lacrados, e outros seis casos foram submetidos a nossa Polícia Judiciária Militar, para análise das circunstâncias e demais ações decorrentes.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul tomará as providencias necessárias para que sejam apurados todos os fatos, adotando medidas legais cabíveis, tanto em aspectos disciplinares quanto processual penal militar. O referido processo seletivo seguirá o curso regular, cumprindo na íntegra o cronograma divulgado pela Academia de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS