
A primeira morte por dengue em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, foi confirmada na última sexta-feira (04). A vítima é uma idosa de 76 anos que morava no bairro São Vicente, um dos bairros mais afetados pela doença. Ela morreu na quarta-feira (02) e tinha registro de comorbidades.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, a cidade já registrou 419 casos confirmados de dengue e 1.295 casos prováveis. A pasta afirma que tomou todas as medidas de controle no entorno de onde os casos da doença foram confirmados.

Primeira morte por dengue em Itajaí é registrada em 2025 – Foto: Canva/ ND
Conforme informações do município, os bairros mais afetados pelo mosquito Aedes aegypti são o Dom Bosco, São Vicente, Cordeiros e Murta.
Morte por dengue é registrada em Itajaí; veja principais sintomas da doença
Entre os principais sintomas da dengue, conforme alerta a prefeitura, estão febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, dor no corpo, dor atrás dos olhos, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.

Morte por dengue é registrada em Itajaí; veja principais sintomas da doença – Foto: Freepik/Internet/ND
Cidade possui Central de Atendimento à Dengue
Para atender os moradores que apresentarem estes sintomas, existe a Central de Atendimento à Dengue (CAD) 24 horas por dia, localizada no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
O espaço tem capacidade para atender até 700 pessoas por dia e conta com 12 leitos, que podem ser ampliados para até 20. O atendimento inclui salas de coleta de exames, sala de espera e diversos outros espaços, além de profissionais qualificados como médicos e enfermeiros.

Cidade possui Central de Atendimento à Dengue – Foto: Almeri Cezino/ Secom Itajaí/ Divulgação
A prefeitura explica que os moradores podem acessar o local através do Pronto Socorro do Hospital Marieta, na rua Sete de Setembro. O local está preparado para oferecer a assistência necessária a quem apresentar sintomas típicos de doenças infecciosas.