
Em último boletim, Defesa Civil de Petrópolis registrou 81 chamados. De acordo com o balanço, mais de 100 pessoas procuraram os pontos de apoio. Chuva segue à noite. Petrópolis registra chuva forte neste sábado (5)
Por conta do alto volume de chuva que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, neste sábado (5), o Corpo de Bombeiros emitiu comunicado considerando risco de deslizamento ‘muito alto’ para a cidade.
Em boletim, atualizado as 16h30 pela Defesa Civil, houve o registro de 81 chamados. De acordo com o balanço, mais de 100 pessoas procuraram os pontos de apoio. Ás 19h, a Prefeitura informou que dez escolas seguiam abertas atendendo a moradores de áreas de risco.
Ao longo do dia, diversas ruas foram interditadas na região central por conta dos alagamentos. A cidade também registrou quedas de barreiras. Uma delas chegou a interditar a descida da BR-040, no sentido Rio de Janeiro, mas o trecho foi liberado.
Pela manhã, houve o segundo toque das sirenes, e às 13h40, a Defesa Civil também enviou alerta via SMS a comunidades que registraram acumulados de chuva acima de 190mm nas últimas 24 horas.
À tarde, o Inea divulgou que o acumulado em Petrópolis já havia atingido, às 15h40, 320,2 mm em 24 horas.
Com os alagamentos e interdições das ruas, ao menos 106 linhas de ônibus chegaram a ser interrompidas, mas, com o escoamento da água da chuva, o serviço está sendo retomado gradativamente.
A Defesa Civil, às 10h20, emitiu alerta via SMS para inundação na Avenida Barão do Rio Branco, que registrou pontos de alagamento. A rua do Imperador, no Centro, chegou a ser interditada, mas já foi liberada para o trânsito de veículos.
O rio Quitandinha, na rua Coronel Veiga, também transbordou em alguns trechos. A via seguia interditada até a última atualização desta reportagem. Um vídeo gravado no local mostra equipe dos bombeiros fazendo o resgate de uma cabra em meio à inundação. Veja abaixo.
Cabra é resgatada durante chuva em Petrópolis
No bairro 24 de Maio, a fiação da rede elétrica entrou em curto-circuito durante a chuva. A situação preocupou os moradores, que registraram o momento. Veja abaixo.
Moradores registraram curto-circuito em fiação elétrica no bairro 24 de maio
A chuva também afetou a distribuição de água na cidade. Segundo a Águas do Imperador, o abastecimento está prejudicado devido ao volume elevado de chuva na área das captações e recorrentes obstruções.
“A concessionária ressalta que acionou o plano de contingência, com reforço nas equipes para atuar em casos de emergência”.
Sobre os pontos de apoio
A Defesa Civil chegou a abrir 26 pontos de apoio na noite desta sexta (4), mas, no início da madrugada, manteve apenas quatro escolas abertas devido à previsão de redução do acúmulo de chuva ao longo de sábado. A cidade chegou a sair do estádio de atenção para observação. No entanto, ao longo da manhã, a Defesa Civil voltou ao estágio de atenção, por ter voltado a chover forte na cidade.
Às 10h47, houve alerta de risco de deslizamento com a abertura de seis pontos de apoio no primeiro distrito. Às 12h, outros dois pontos foram abertos preventivamente na região de Corrêas. À tarde, outros três foram disponibilizados no distrito de Itaipava. Já no fim da tarde deste sábado, a Prefeitura divulgou o funcionamento de 54 pontos de apoio no primeiro, segundo e terceiro distritos. À noite, o município informou que dez seguiam funcionando.
A orientação é que a população siga as instruções de segurança e se desloque com calma para os locais preparados para atendimento.
A Defesa Civil reforça que continua monitorando as condições meteorológicas e pede que os moradores fiquem atentos às próximas atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Petrópolis.
Chuva forte atinge o bairro São Sebastião na tarde deste sábado (5), no primeiro distrito de Petrópolis
Richard Stoltzenburg/g1
Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Corpo de Bombeiros da cidade, parcialmente alagada
Rhayssa Motta
Deslizamento de terra no bairro Alagoas, em Petrópolis
Arquivo pessoal
Deslizamento de terra em Independência, em Petrópolis
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM:
Ao menos 5 capitais podem registrar menor temperatura do ano no fim de semana; veja previsão
Alerta de temporais: quais cuidados adotar quando Inmet prevê chuva extrema e Cemaden aponta riscos